Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Loise Maria

Marlon Costa Luz Amorim foi reconduzido ao cargo de DPG - Defensor Público Geral do Tocantins, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 23. “Hoje posso me orgulhar de fazer parte de uma das melhores e mais bem estruturadas defensorias públicas deste País – senão a melhor, sendo a única a se fazer presente em todas as comarcas do Estado. Mas é certo, muito ainda há por se fazer.” afirmou. 

A solenidade, que aconteceu no auditório da sede da DPE-TO- Defensoria Pública do Estado do Tocantins, foi aberta com uma homenagem póstuma à defensora pública aposentada Sueli Moleiro, que faleceu no início da semana passada, vítima de insuficiência respiratória. Em seguida, houve apresentação do vídeo institucional da DPE-TO, apresentação do Coral Canto Nobre e juramento pelo Defensor Público Geral, com a leitura e assinatura do Termo de Posse pelos recém empossados, o defensor público geral, Marlon Amorim, e o subdefensor público geral, Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek.

Uma das principais metas apontadas por Marlon Amorim para o próximo biênio foi o crescimento planejado, por meio da execução dos eixos de gestão do plano estratégico - Valorização da carreira de Defensor Público, Aprimoramento do atendimento ao Assistido, Consolidação da Política de Gestão de Pessoas, Gestão da Tecnologia da Informação, Aperfeiçoamento e Modernização, Gestão Financeira e Comunicação Institucional. “Todos alinhados ao cumprimento da nossa missão institucional, que é prestar atendimento humanizado e de qualidade ao nosso Assistido”, descreveu.

Para o Defensor Público Geral o trabalho foi intenso durante o primeiro biênio, agora com o contínuo empenho e esforço de todos, o momento é de lutar por novos e ousados desafios, não se admitindo qualquer retrocesso na defesa intransigente dos direitos da população pobre do Estado. “Uma nova fase se inaugura na Defensoria, com um audacioso projeto de gestão institucional. O desafio é otimizar a alocação de recursos e ampliar a cobertura de atendimento para a população carente, alcançando a excelência dos serviços prestados”, defendeu.

Governo

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário-chefe da Casa Civil,Télio Leão Ayres, discursou parabenizando o Defensor Público Geral pela reeleição e posse. “É importante que o Governo tenha um canal aberto com a Defensoria. Estamos de portas abertas para esta parceria e, podem ter certeza de que, no Governo do Estado, existe um Defensor Público que muito ama esta instituição. Por isso, desejo muito sucesso e que continue a luta pelo interesse dos mais necessitados”, expressou o secretário, ao lembrar da histórica implantação da DPE-TO, no qual fez parte como Defensor Público Geral entre 2005 a 2007.

Télio Leão Ayres ainda comentou os problemas que tem enfrentado na área administrativa do Governo, devido à crise financeira do Estado, mas ressaltou que a Defensoria Pública, assim como as demais instituições do Judiciário, é de grande importância para a reconstrução do Estado. “Há 23 dias na gestão, estamos enfrentando muitas dificuldades, mas tenho certeza que vamos experimentar muitos avanços, pois estamos lutando para a reestruturação”, concluiu.

Atuação

O vice-presidente da seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Dário, parabenizou a DPE-T0 pela excelência na prestação de serviços ao Assistido. “Quando assistimos ao vídeo institucional, tivemos mais uma vez a certeza do papel da Defensoria Pública no Tocantins. Queremos trabalhar para que a Justiça chegue ao alcance de todos e temos orgulho da atuação da DPE no Tocantins. O trabalho que Marlon Amorim, defensores públicos e os servidores desta casa têm feito é louvável. Só nos dá a certeza de que a próxima gestão será tão boa quanto esta que já se encerrou”, elogiou o vice-presidente.

Presidente em exercício da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, o defensor público Neuton Jardim lembrou da grande transformação ocorrida na Instituição ao longo dos seus oito anos de carreira. Para ele, muito já foi feito, pois as minorias passaram a ser protegidas, mas é possível ainda se fazer muito mais. “No Tocantins, a Defensoria Pública é uma das instituições mais bem adequadas para atender ao cidadão. Os poderes, as instituições, não precisam apenas de um administrador, mas de humanistas. Conclamamos em favor da dignidade humana em primeiro lugar”, disse o Defensor, acrescentando sobre a torcida dos defensores de forma geral para uma boa administração no próximo biênio. “Venho aqui entregar os meus votos, o da ADPETO e dos Defensores Públicos do Estado. Torço para que a luta por uma Defensoria Pública melhor, mais próximo do Assistido, seja sempre a meta aplicada pela Instituição".

Balanço

Responsável pela gestão da DPE-TO no biênio 2015/2016, Marlon discursou sobre os desafios da administração e fez uma retrospectiva do primeiro biênio, que garantiu à Defensoria Pública no Tocantins o título de uma das mais bem estruturadas no País. Neste contexto, Marlon destacou que em dois anos foi ampliado em mais de 20% o número de Defensores Públicos. Além disso, o realinhamento vencimental dos servidores do Quadro Auxiliar, a Política de Gestão de Pessoas, modernização das regionais, novas unidades, atendimento humanizado, capacitações, Escritório de Gestão de Projetos, Núcleos Itinerantes, mídia espontânea e muito mais foram destacados. “Fruto de um trabalho cuidadosamente orquestrado e direcionado em favor do nosso Assistido e na esteira da nossa missão institucional de ampliar o acesso à Justiça, promovendo cidadania e inclusão social”, complementou.

A noite foi encerrada com um discurso de gratidão aos membros e servidores da Defensoria Pública do Tocantins, por Marlon Amorim. “E que, a cada novo dia de trabalho, nesse mundo de contrários e avessos, possamos renovar com altivez nosso compromisso vocacional com o ideário de Justiça que orbita em torno da Defensoria Pública. Neste espírito, reassumo esta tão nobre missão”, concluiu.

o Defensor Público Geral, antecedendo apresentação do Coral Canto Nobre, que fechou a noite ao som da canção “Dias Melhores”, de Jota Quest.

Perfil

Natural de Zé Doca MA, Marlon Costa Luz Amorim é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduado em Direito Tributário pela Unitins. Em 2007 foi aprovado no Concurso para Defensor Público no Tocantins e nomeado. Já atuou nas Comarcas de Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins e Palmas. Foi diretor da ADPETO nos biênios 2010/2011 e 2012/2013. Foi eleito e reeleito Conselheiro do Conselho Superior da Defensoria Pública para os biênios 2010/2011 e 2012/2013. Também foi diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Palmas e Defensor Público Geral no biênio 2013/2015. (Com informações Ascom Defensoria)