Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Magistrados, servidores, integrantes do Sistema de Justiça, autoridades e a comunidade lotaram o Tribunal do Júri da Comarca de Tocantinópolis, extremo Norte do Estado, para receber o novo Fórum Alcides Bandeira Miranda. O local passou por ampla reforma, com troca de telhado, ampliação de salas, banheiros, pintura e demais melhorias para garantir uma estrutura adequada e digna à prestação jurisdicional.

A entrega da obra foi feita pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, acompanhada do vice-presidente do TJ, desembargador Moura Filho e do diretor do Foro, juiz Ariostenes Guimarães Vieira.

"Concluímos hoje mais uma meta de uma gestão voltada à priorização e valorização da primeira instância. Buscamos assim, uma Justiça democraticamente acessível, menos burocrática e, sobretudo, depositária da irrestrita confiança de nossos jurisdicionados", afirmou a desembargadora Angela Prudente em seu discurso.

A reforma atende aos anseios da Comarca, que está entre as mais tradicionais do Estado. História que foi ressaltada pelo diretor do Foro ao falar da importância da obra. “A reforma do Fórum de Tocantinópolis transcende o aparato burocrático administrativo e representa um ato singular para a sociedade", afirmou o juiz.

O Prefeito de Tocantinópolis Fabion Gomes também reforçou a relevância da reestruturação do Fórum. "estou emocionado com essa obra vitoriosa, o prédio reformado dignifica o trabalho dos juízes, serventuários e de toda a comunidade".

A cerimônia também foi acompanhada pelo deputado estadual José Bonifácio. Em seu discurso o parlamentar relembrou a história da Comarca e a importante atuação do Judiciário nesse contexto. "hoje estamos aqui vibrando com as novas instalações".

As comemorações pela nova estrutura também vieram por parte da Ordem dos Advogados do Brasil, o senhor Renato Jaime, presidente da OAB - subseção de Tocantinópolis afirmou, "a Ordem se sente feliz de encontrar aqui um prédio novo, salas reformadas, para atender os serventuários e os jurisdicionados".

Antes de encerrar a cerimônia de entrega da obras o desembargador Moura Filho quebrou o protocolo para parabenizar a presidente do TJ pela gestão. “Ao receber o seu convite para ser seu vice-presidente aceitei prontamente, pois sei da sua competência e que estaria servindo uma grande gestora, foram dois anos de grandes avanços", declarou.

Homenagens

A presidente do TJ ainda entregou ao juiz Ariostenes Guimarães e a servidora Dleuce Andrade Coelho de Sousa placas de homenagens pela dedicação e apoio durante o andamento da reforma no Fórum. A solenidade ainda teve a participação especial da Banda Municipal de Tocantinópolis, formada por crianças de 11 a 18 anos, uma sinfônica jovem. O grupo é coordenado pelo Maestro Dário Cardoso e mantido integralmente pelo município.

Dispositivo de honra

Além das autoridades que fizeram uso da palavra integraram o dispositivo o presidente da Câmara de Vereadores de Tocantinópolis Zulias Parente, o promotor de justiça Eurico Greco Puppio, a defensora pública Aline Mendes de Queiroz e o neto primogênito de Alcides Bandeira, que dá nome ao Fórum, Cezarino Augusto César Pereira Sobrinho. A cerimônia de entrega da obra ainda foi acompanhada pelos juízes integrantes da Comarca Erivelton Cabral Silva e Helder Carvalho Lisboa, pelo juiz da Comarca de Palmas Luís Otávio de Queiroz Fraz, que foi titular em Tocantinópolis por mais de dez anos, pela juíza auxiliar da Presidência, Silvana Parfieniuk, além de diretores do Tribunal de Justiça e diversas autoridades locais. (Ascom TJ)