Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Encerra nesta quarta-feira, 28, o prazo de confirmação e solicitação de novas vagas no sistema do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Hoje as inscrições serão encerradas apenas para os municípios, já que para os médicos, o cadastro segue até quinta-feira, 29, através do endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br.

Mesmo que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo programa, os municípios devem preencher o formulário disponível no sistema, que contém os campos relativos às informações e o termo de adesão e compromisso. A quantidade de vagas disponibilizada para cada município será informada no ato de adesão.

Terão prioridade na seleção e ocupação das vagas ofertadas pelo Mais Médicos os profissionais formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes. Posteriormente,  será aberto período de inscrições de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.

Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.

Mais Médicos no Tocantins

Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

O Tocantins ocupa posição de destaque, com 89% de cobertura populacional pelo Programa Saúde da Família (PSF), a maior cobertura dentro da Região Norte do Brasil, segundo ressalta a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marudney César Rodrigues.

Para Marudney, com mais adesões ao programa Mais Médicos, a expectativa é que os resultados positivos se reflitam por toda rede estadual.

No Estado, o programa já beneficia 70 municípios e a nova etapa abre oportunidade para que mais 16 cidades no Tocantins pleiteiem a adesão ou manifestem interesse em receber mais profissionais.  Atualmente, são 132 profissionais, sendo 19 brasileiros e 113 cubanos trabalhando no Estado. (Ascom Sesau)