Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Faltam menos de 60 dias para a realização da Paixão de Cristo 2015, realizado pela Art'Sacra Cia de Teatro. O lançamento oficial do projeto deste ano será realizado nesta sexta-feira, 06, às 19h30, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Na ocasião, serão apresentadas as principais novidades do evento neste ano, que envolvem estrutura, elenco, montagem, roteiro e parcerias, dentre outras.

Considerado o maior espetáculo a céu aberto do Tocantins, a Paixão de Cristo 2015 estreia no dia 3 de abril e a expectativa deste ano é que a equipe envolva mais de 500 pessoas, entre elenco, figurantes, técnica e equipe de produção. Esta é a 13ª edição do espetáculo teatral sacro e o tema deste ano é Paixão de Cristo 2015 – “Palmas para essa Paixão”.

De acordo com o diretor da Companhia, Valdeir Santana, boa parte da equipe já está selecionada, mas ainda há vagas disponíveis.  Os interessados devem se inscrever pelo site oficial da Art'Sacra - www.artsacra.com -, no link Cadastro, Paixão de Cristo 2015, com páginas divididas para atores e produção. Após o cadastro, o participante receberá um email de confirmação da inscrição. Podem se inscrever pessoas de todas as idades e não é necessária experiência na área. Durante o período de montagem, os atores receberão preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagem.

Na edição do ano passado, a grande História de fé, esperança e emoção foi contada por 350 colaboradores dentre atores, figurantes e técnicos, que em sete cenários grandiosos, como o Palácio de Pilatos, Santa Ceia, Templo de Jerusalém e o Sinédrio.

História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione em Palmas – Tocantins. Os objetivos, dentre outros, é proporcionar aos integrantes um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e sua capacidade de criar e interpretar.

Também busca despertar nas pessoas a consciência crítica e criativa através da arte, dando ênfase à dignidade da pessoa humana, à família e à vida. Passou a ser conhecida através do espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, em parceria com a Paróquia Dom Orione.

Reconhecimento

A Cia de Teatro Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.