Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Nem mesmo a chuva que insistia em cair evitou o desfile dos bonecos gigantes em Taquaruçu, neste sábado, 07. Visitantes e moradores acompanharam o desfile e a caça da Boiúna da Praça Joaquim Maracaípe até a Aldeia Taboka Grande marcando a abertura do Carnaval no Distrito. 

No início da noite com o soar dos tambores o desfile seguiu da Praça rumo a Aldeia Taboka Grande, acompanhado de crianças, moradores e visitantes, que enfrentavam a chuva atraídos pelos curiosos bonecos. Na Aldeia, finalmente os bonecos encontram a Boiúna, e seguiram no bailado de roda. 

O Galos de Palmas é um bloco único de bonecos gigantes, representando Palmas. Cada galo tem uma trama que personifica regiões da cidade, e a identifica como mais importante para Palmas. A ‘cobra boiúna’ representa a força feminina e as águas, em sua caça partem da Praça Joaquim Maracaípe rumo à aldeia. Com isso, celebra-se o encontro com o ‘Galos de Palmas’, que simboliza a força masculina e a terra.

Após o encontro com a Boiúna ocorre o ritual da Queima de Tambores, que estabelece a relação dos bonecos e a comunidade num ritual de encontro na grande praça da Aldeia Taboka Grande.

Acompanhando o evento junto com a família, a servidora pública do Estado, Genilza Cardoso, disse ter ficado encantada com o desfile, o ritmos e alegria dos bonecos. “É um evento cultural bem interessante, não tinha conhecimento e estou adorando tudo isso. Tive acesso a essa programação pela divulgação da Prefeitura e decidimos conhecer. Está valendo a pena”, afirmou. 

A programação em Taquaruçu continua nesse domingo, 08, na Aldeia Taboka Grande com o Bailado dos Galos - Danças das representações simbólicas dos Galos e Cobaçu, às 18 horas, e a Roda dos Tambores- Ritmo Capoeboicongo e músicos convidados, às 19 horas. (Secom Palmas)

Por: Redação

Tags: Agenda Cultural, Genilza Cardos, Taquaruçu