Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Militar do Estado do Tocantins divulga orientações com o objetivo de esclarecer a população sobre os cuidados para garantir um carnaval tranquilo, além de contribuir significativamente para a diminuição das ocorrências criminais neste período. São várias dicas que incluem cuidados com a residência, local da festa, veículo, bem como dicas de saúde aos foliões.

Cuidados com os documentos: Preferencialmente leve apenas a Carteira Nacional de Habilitação (original) e documento do veículo também original. Mas, recomenda-se ir de taxi, assim, seu veículo fica seguro na sua garagem. Ademais, leve a fotocópia da Identidade somente, e preferencialmente plastificada. Em caso de perda de documentos, procurar as Delegacias de Polícia Civil ou fazer a ocorrência on-line pelo site www.ssp.to.gov.br.

Nota: evite levar aparelhos eletrônicos (celulares) para locais de grande concentração popular.

Cuidados com as crianças: Elas devem ser transportadas no banco traseiro, de acordo com as normas de segurança do trânsito; Não deixe, de forma alguma, crianças trancadas sozinhas em casa; Ensine para o seu filho o telefone 190 da Polícia Militar, para a qualquer hora do dia e da noite, se necessário, pedir ajuda; Evite levar crianças de colo para locais com grande aglomeração de pessoas; Coloque nos bolsos das vestes das crianças dados importantes como nome, endereço, telefone, etc.

Cuidados para os foliões: Pedestre! Atravesse sempre na faixa de segurança e somente após a parada dos veículos; Evite andar em ruas mal iluminadas, mesmo que seja para diminuir o seu percurso; Evite andar e/ou mostrar grande quantidade de dinheiro, na frente de outras pessoas, separe o dinheiro necessário para suas despesas. Evite sair com joias e objetos de valor. Evite andar com porta-cédulas; Suas chaves devem ser levadas no bolso, jamais dentro da bolsa; Se suspeitar que esteja sendo seguido atravesse por várias vezes a rua para se certificar. Se confirmar as suas suspeitas, dirija-se a uma rua que haja grande número de pessoas e peça ajuda, a fim de localizar Postos Policiais.

Cuidados com bebidas e drogas: Sempre diga não às Drogas! Não beba quando for dirigir, nem dirija quando beber. Também não dirija, se fez uso de alguma droga ou substância análoga; Oriente seu filho, para nunca experimentar drogas, pois é assim que começa o vício; Nunca faça ingestão de alimentos ou bebidas oferecidas por estranhos; É proibida a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, ficando os infratores sujeitos à cominação da lei.

Cuidados com seu veículo e no trânsito: Vidros do carro fechados e travas acionadas dificultam a ação de marginais; Não deixe CD players, similares ou outros objetos expostos no seu veículo; Antes de ligar sua motocicleta, coloque o capacete; Não utilize telefone celular com o veículo em movimento; O cinto de segurança é indispensável, mesmo que em pequenos deslocamentos; Em grandes eventos, evite deslocar-se em seu próprio veiculo procure alugar um táxi ou transporte alternativo (van ou similar), quando sair em grupo; Não dê e nem aceite caronas de pessoas estranhas; Respeite a Lei Seca.

Cuidados com sua residência: Ao sair de casa, avise a um vizinho de confiança, e mantenha contato para saber se está tudo bem; Não deixe cadeado no lado externo do portão, pois caracteriza ausência de moradores. À noite deixe apenas luzes internas acessas, assim, não dá na vista que a residência está vazia. Se for viajar, entregue as chaves a um vizinho de confiança e peça para que ele acenda as luzes à noite e recolha as correspondências, dando ideia de movimentação na residência.

Seja amigo da segurança

Lembre-se, a Segurança Pública é obrigação do Estado, mas é responsabilidade de todos (Art. 144 da CF/88). Ajude a Polícia Militar a ajudar você: Denuncie quaisquer situações suspeitas. Não deixe ocorrer fatos ilícitos, avise a patrulha mais próxima, ou ligue para o 190. Vamos prevenir e assim teremos o carnaval mais seguro de todos os tempos.