Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O ministro do Esporte, George Hilton, participou na manhã desta sexta, 13, em Palmas, do lançamento do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A solenidade aconteceu no Orquidário Municipal e contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, do deputado federal Cesar Halum, deputado estadual Ricardo Ayres, do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Márcio da Silveira, diversas autoridades e esportistas da Capital.

Depois de conhecer a história do Circuito de Corridas, como ele foi idealizado e a homenagem ao professor Virgílio Coelho, o ministro George Hilton manifestou seu apoio a iniciativas populares e lembrou a importância de parcerias para o incentivo ao esporte.

“É bom contar com instituições sérias, que apoiam o esporte. Temos que deixar este que é o legado imaterial. Investir na base, investir no rendimento. O esporte é importante em vários níveis. O esporte social é fundamental para nós. Vamos apoiar muitos ‘Virgílios’ que tem a mesma vontade de fomentar o esporte social”, afirmou o ministro se dirigindo à esposa de Virgílio, a senhora Geralda de Oliveira.

Em seguida, o prefeito Carlos Amastha disse que “em Palmas já estamos fazendo isso desde o início da gestão” e apresentou ao ministro o bolsista Leoney Oliveira, campeão juvenil da São Silvestre em 2014.  O prefeito lembrou o trabalho da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), através do presidente da pasta, ten. Cleyton Alen que em 2013 criou o Bolsa Atleta, e hoje contempla mais de 70 atletas em diversas modalidades.

O ministro lembrou ainda a importância de a cidade de Palmas realizar o Circuito e sediar eventos como os Jogos Mundiais Indígenas, se consolidando no cenário esportivo nacional.

“A partir destes eventos, Palmas entra para o circuito dos mega eventos do ministério do esporte. Esta capital é a única do país que receberá legados de três eventos mundiais: Copa, Olimpíadas e Jogos Mundiais Indígenas. Só Palmas conseguiu isso, e temos certeza de que vai conseguir muito mais”, reforçou.

Durante a cerimônia foram apresentadas as datas e detalhes das 11 etapas do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A primeira etapa acontece dia 7 de março – Corrida Feminina, e as inscrições já estão abertas através do site: https://www.centraldacorrida.com.br/ii-corrida-feminina-de-rua-de-palmas/

Confira o cronograma completo:

Corrida Feminina: 7/3

Corrida de Tiradentes: 21/4

Corrida Sesi do Trabalhador: 1/5

Corrida de Palmas: 24/5

Corrida do Fogo: 5/7

Corrida do Advogado: 2/8

Corrida dos Jogos Mundiais Indígenas: 27/9

Volta das Arnos Contra o Câncer: 18/10

Corrida de Rua da UFT: 31/10

Desafio dos Fortes: 22/11

Eco run Taquaruçu: 13/12