Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Di Pietro

Foto: Marcio Di Pietro

O feriado de Carnaval está chegando e muitas pessoas estão se preparando para a folia. Mas para um grupo de ciclistas, este período será comemorado de maneira diferente. Nos dias 14, 15 e 16 acontece a 8ª Volta ao Lago, que vai contar com a participação de cerca de 40 ciclistas. O objetivo do pedal é conscientizar a população sobre saúde e bem estar, além de ações educativas voltadas para crianças e adolescentes, com foco nos malefícios do tabagismo. 

O objetivo dos ciclistas é percorrer 380 km de estrada de terra, em contato com as paisagens dos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Luzimangues (distrito de Porto Nacional) e o povoado de Irmã Adelaide. Participarão ciclistas de vários municípios como Redenção (Pará), Miracema, Paraíso, Gurupi, Colinas e Palmas. 

Durante a volta também serão entregues kits contendo lápis de cor, canetas, porta lápis, régua, squeezes e revistas específicas voltadas às crianças e relacionadas ao programa "Saber Saúde", do Ministério da Saúde, que tem o intuito de informar e educar sobre os fatores de risco de câncer e sobre malefícios do tabagismo. 

O gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Câncer da Sesau, Robson José da Silva, ressalta a importância da iniciativa. “A mudança de hábito da população envolve ações de parcerias, de promoção da saúde e de prevenção ao câncer. Esta ação abrange tudo isso, além de incentivar a prática do esporte, o combate ao tabagismo e a prevenção a diversos tipos de câncer”, destaca. 

A iniciativa é do Clube Giro de Ciclismo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da área de técnica de Tabagismo, Investco e outros. 

Largada 

Os ciclistas sairão de ônibus nesta sexta-feira, 13, e as bicicletas de caminhão com destino a Ipueiras, há 120 km da capital. Na manhã de sábado, 14, será oferecido um café da manhã e logo depois haverá a entrega dos kits às crianças da cidade. A largada do pedal será na praça e seguirá até o município de Brejinho do Nazaré, chegando à noite em Luzimangues. Na manhã do domingo os ciclistas entregarão os kits a criançada e os participantes seguirão até o povoado de Irmã Adelaide, próximo da Capital. O encerramento da 8ª Volta ao Lago será às 18h em Palmas, na Jammil Bike.

Sobre o cicloturismo

O cicloturismo não é uma competição, e sim uma modalidade voltada ao lazer. Com uma bicicleta resistente e confortável o esporte propicia aos aventureiros uma indescritível sensação de liberdade, desenvolvimento do equilíbrio físico/mental, bem como um maior e constante contato com a natureza, povos e culturas diversas. (Ascom/Sesau)