Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A busca por uma saúde mais humanizada e integrada foi um dos temas discutidos em uma reunião realizada nessa quinta-feira, 4, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A atividade foi promovida pela Coordenação de Humanização da SES-TO e contou com a participação de representantes da Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMATS) e Humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Durante o encontro, as equipes discutiram a forma como vem sendo realizado os trabalhos dentro da unidade hospitalar, já pensando nas melhorias a serem levadas para a discussão do Plano Estadual de Saúde do Tocantins e Plano Plurianual (PPA) de 2024-2027.

Para o responsável pela coordenação estadual de humanização da SES-TO, Wendy Delgado, “a reunião é uma forma de compartilhar e discutir a realidade e rumos que precisamos ter para o andamento da saúde estadual nos próximos quatro anos. Essas reuniões também serão ampliadas a outras unidades hospitalares para que assim possamos levar um diálogo único e seguro para oferecer aos pacientes e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense”.

“A reunião de hoje permitiu fortalecermos a discussão da humanização na perspectiva de valorização do trabalhador e a qualificação do atendimento da população usuária do SUS no Tocantins. Entendendo que o Estado de fato é o que assume o papel de entender o trabalhador e a sociedade como objetivo principal de produção da saúde”, relatou o diretor da DRMATS da SES-TO, Robson José da Silva.

“Vejo essa reunião como uma oportunidade para alinharmos em conjunto a construção de ações a serem trabalhadas dentro do HGP, como o planejamento, a nossa identidade e atendimento proporcionado aos pacientes, de modo que a gente tenha uma assistência mais qualificada e humanizada para os nossos usuários no Tocantins”, comentou a coordenadora do setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.

“Essa discussão que estamos tendo aqui é uma oportunidade para vivenciarmos novamente as boas ações que estamos trabalhando e as melhorias que estamos em busca para dentro do HGP. Um serviço essencial para a evolução que pretendemos como saúde estadual”, relatou o psicólogo do setor de Humanização do HGP, Arthur Dunck.

Plano Plurianual (PPA)

O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo para a execução de políticas públicas. É uma lei de iniciativa do poder Executivo, e estabelece de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e relativas a programas de duração continuada.

Plano Estadual de Saúde

O Plano Estadual de Saúde é instrumento central de planejamento que se configura como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde e contempla todas as áreas da atenção à saúde, a fim de garantir a integralidade da atenção e é elaborado observando os prazos do PPA conforme definido nas Leis Orgânicas dos Entes.