Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O uso de álcool e outras drogas é considerado um grave problema de saúde pública. Tendo isso em vista, para qualificar a rede psicossocial do Tocantins com relação ao tratamento de transtornos resultantes do uso de substâncias psicoativas, o governo do Estado está oferecendo o curso de Atualização na Abordagem ao Uso de Álcool e outras Drogas. O encontro ocorre das 14 às 18 horas e se encerra neste sábado ás 12 horas, na Universidade do Tocantins (Unitins).

Participam do encontro técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos farmacêuticos e médicos  que vieram de vários municípios tocantinenses para se qualificar e ofertar um atendimento mais resolutivo com relação a Abordagem ao Uso de Álcool e outras Drogas. Estes profissionais   atuam nos hospitais de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Segundo a psicóloga da gerência da Rede de Atenção Psicossocial da Sesau, Romana Rossi Donato, o curso está sendo realizado com a participação de profissionais com nível de mestrado e doutorado do Tocantins e do Brasil. “Eles são qualificados com experiência no cuidado de saúde mental, álcool e drogas. A maioria destes professores é de universidades do Estado, com ampla participação no serviço de saúde mental", informou.

O professor do curso, psicólogo Jonatha Rospide Nunes,destaca que para que o ser humano seja atendido de forma integral é necessário que as ações de saúde sejam articuladas com setores da Educação, Justiça, Assistência Social e outros.

No próximo mês, está prevista uma oficina com participação do cientista social do Rio Grande do Sul, Denis Roberto da Silva Petuco, profissional de renome nacional que trará um diferencial para o curso. Petuco é mestre, doutorando e consultor autônomo sobre políticas públicas e cuidados dirigidos a pessoas que usam álcool e outras drogas.

Este é o terceiro módulo do curso, que  é presencial e tem duração de 12 meses, composto por seis módulos e duas oficinas para duas turmas. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da área técnica de Saúde Mental e  Escola Tocantinense do Sistema único de Saúde (Etsus), em parceria com a Unitins.