Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Terminam nesta quinta-feira (26) as inscrições para o primeiro processo seletivo do curso de graduação em Letras-Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional. O curso será realizado a partir do primeiro semestre letivo de 2015, no turno matutino, e tem duração prevista de oito semestres. As inscrições podem ser feitas no site www.copese.uft.edu.br e são gratuitas. São ofertadas 30 vagas, sendo 18 para candidatos surdos e 12 para ouvintes, com cotas para indígenas e quilombolas, e também para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas - pretos, pardos, indígenas e de baixa renda - com base na Lei 12.711/2012.

Conforme o edital de abertura, para candidatos inscritos na categoria dos surdos, a seleção contará com prova objetiva de Libras, com 15 questões de múltipla escolha, formulada e projetada em Libras, e prova de redação em Língua Portuguesa, com enunciado também projetado em Libras e corrigida considerando a relação de segunda língua que surdos brasileiros possuem com o português. Para candidatos inscritos na categoria ouvintes, a prova objetiva de Libras será formulada e projetada em Libras, e haverá também uma prova de redação em Língua Portuguesa, considerando a relação de primeira língua destes com o idioma.

As provas serão realizadas no dia 29 de março. Mais informações sobre o processo seletivo no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Sobre o vestibular - O novo curso de Letras-Libras é um dos únicos de graduação da UFT que ainda não está vinculado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso, tendo a seleção realizada por meio de edital e prova específicos e não considerando o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além deste processo seletivo, a UFT também realiza este ano vestibular para o Curso de Educação do Campo nos câmpus de Arraias e Tocantinópolis. Para todas as demais graduações, o ingresso é feito exclusivamente pelo Sisu, exceto nos casos contemplados pelo edital de transferência interna, facultativa, reingresso ou ingresso de portadores de diploma.

Sobre o curso - A licenciatura em Letras-Libras tem como objetivo principal formar docentes para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira e segunda língua nos níveis Fundamental II e Médio. A proposta pedagógica do curso de Letras-Libras foi concebida como um sistema em que se articularam dimensões da formação específica e de caráter global, visando à formação de profissionais para atuarem como professores de Libras como primeira e segunda língua no Ensino Fundamental II e Médio, bem como em cursos profissionalizantes, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de extensão. Além disso, os formados nesta licenciatura podem  atuar no mercado de trabalho como produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, fomentando dessa forma o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas. Após a pós-graduação, podem, também, atuar como professores no Ensino Superior.