Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) se reuniram com os produtores de hortaliças da região do Taquaruçu Grande na manhã desta terça-feira, 24, para tirar dúvidas quanto aos aspectos produtivos relativos ao manejo, custo benefício e comercialização de produtos orgânicos. Ao todo 25 produtores participaram do encontro que aconteceu no salão da Igreja Católica na região.

O grupo de agricultores presentes foi formado, em maior parte, por produtores que já trabalham com a horticultura tradicional, mas que estão buscando informações sobre o cultivo orgânico, entre outras formas de cultivo com atenção voltada à preservação ao meio  ambiente. 

Neste encontro os produtores buscaram se informar também sobre os incentivos e a formalização de projetos de forma a transformar a região de Taquarussu Grande em polo de produção de hortaliças orgânicas. Os horticultores estão organizados em forma de associação no sentido de maior fortalecimento na busca de melhoria nas atividades desenvolvidas na região.

Seder

A Seder já vem desenvolvendo ações para atender os produtores como o Projeto de Agricultura Integrada (PAI), em que foi assinado o termo para a execução do projeto na Chácara Dois Irmãos, para a produção de hortaliças. O programa visa  fomentar a produção sustentável de hortaliças como uma das ferramentas para agregar valor ao produto, organizar a cadeia produtiva e oferecer alimentos de qualidade aos consumidores.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural, Eurijan Martins, a parceria vem firmar boas práticas agrícolas que garantem alimentos seguros, com monitoramento de todas as etapas de produção, uso de tecnologias e racionalização dos insumos. “Nosso propósito e ouvir os anseios dos produtores, trazer  ideias e apresentar novas tecnologias”, disse Martins.

Para presidente da Associação Água Doce, Noeli Maria Stuner, outra preocupação esta relacionada à preservação e conservação dos mananciais. Segundo ela a procura por produtos ‘agroecólogicos’ vem aumentado nos últimos anos, mas é preciso ter consciência também sobre a forma de utilização da água. “A ideia é disseminar de forma simples a maneira correta de produzir mesmo que seja dentro de uma pequena comunidade”, diz Noeli.

Participaram também da reunião, o agrônomo e secretário executivo da Seder, Roberto Campos e a engenheira agrícola de sistemas orgânicos, Amanda Oliveira.