Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes

Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Centro Universitário Unirg e do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (Itpac), participaram de momento de integração para apresentação e orientações referentes aos módulos do internato interinstitucional 2015. Na oportunidade, também foram informados sobre regras, rotinas, legislação, normas, direitos e deveres dentro das unidades de saúde do Estado. 

O internato visa proporcionar aos acadêmicos uma vivência médica qualificada, dando oportunidade para atuarem em uma instituição de saúde e terem experiências práticas, bem como cumprirem a carga horária estabelecida pelo curso de Medicina, sempre acompanhados por médico responsável, o preceptor. Os preceptores são médicos especialistas capacitados não somente para atender pacientes, mas também aptos para ensinar e acompanhar os alunos, conforme escala e horários determinados. 

No encontro, o professor da UFT, Neilton de Oliveira, destacou que a saúde é um processo amplo e estratégico. “Nós da Universidade fazemos parte da qualificação do sistema de saúde, podemos contribuir para melhorar a saúde no ponto de vista humanista e na integralidade de assistência e aprendizado”, reforçou. 

O reitor da UFT, Márcio Silveira, marcou presença na integração e reforçou a importância da mudança no contexto da saúde estratégica, afirmando que o caminho começa com a educação. “Sucesso na trajetória, pois todos estão em um bom caminho”, desejou aos acadêmicos. 

Também participaram da integração o coordenador de Internato Institucional, Dr. Pedro Cuellar; o coordenador do curso de Medicina da UFT. Dr. Itagores Hoffman II, dentre representantes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS); Núcleo de Educação Permanente do Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil de Palmas (HIP) e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).

Teoria e prática

A estudante do 9° período do curso de medicina da UFT, Isabel Araújo, disse que o momento de integração foi importante para esclarecer dúvidas e aliviar as ansiedades. “Espero que os dois anos de internato sejam produtivos, que saíamos profissionais de excelência e responsáveis”, disse.

Francisco Filho Moraes, que também estuda na UFT, destacou que a forma como foi realizado o encontro surpreendeu e foi proveitosa. “Que o internato seja produtivo, que possamos dar um bom retorno contribuindo com a população e adquirindo uma gama de conhecimento”, conclui.

HGP acolhe internos

De acordo com a responsável do NEP do HGP, Ana Carolina Almeida, a unidade conta com 90 internos para o primeiro semestre deste ano. “Estes serão distribuídos nos setores de urgência/emergência, clínica médica e cirurgia geral do HGP”, explicou.

A estadia dos acadêmicos na unidade tem objetivo de integrar o conhecimento teórico com a prática do dia a dia de um hospital. Essa etapa acontece de forma supervisionada, na realização das atividades médicas propostas.

O internato médico ocorre nos hospitais da Rede Estadual de Saúde e unidades de saúde municipais conveniadas. (Ascom/Sesau)