Palmas

Foto: Divulgação

Com o objetivo de discutir e contribuir para o planejamento e gestão urbanística da Capital do Tocantins, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) realizam, nos dias 26 e 27, a 2ª Oficina do Laboratório de Paisagismo (QUAPÁ-SEL) em Palmas. 

A Oficina QUAPÁ-SEL integra o projeto temático de pesquisa: “Os sistemas de espaços livres na constituição da forma urbana contemporânea no Brasil: produção e apropriação – QUAPÁ-SEL II”, desenvolvida pela Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL e coordenada pelo LabQUAPÁ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP). 

A USP juntamente com outras universidades brasileiras, incluindo a UFT, tem aplicado esse formato de oficina em várias cidades visando produzir um rico material para auxiliar nas decisões de planejamento urbano. O evento contará com a participação da Prefeitura Municipal de Palmas, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de professores e profissionais da área de urbanismo e paisagismo. 

A Oficina será desenvolvida por meio da formação de quatro grupos de trabalho nas seguintes temáticas: Sistema de espaços livres, Padrões morfológicos de Palmas, Legislação urbanística e ambiental e O papel dos agentes produtores dos espaços livres e dos espaços edificados. 

Já as mini-palestras apresentarão um panorama geral sobre Palmas através da troca de informações e da diversidade de pontos de vista sobre seu desenvolvimento urbano, alimentando as questões a serem debatidas nos Grupos de Trabalho. Os temas abordados e os respectivos palestrantes são:

1. Quadro de empreendimentos recentes e previstos pelo setor público e pela iniciativa privada em Palmas – secretário Municipal Extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco.

Plano de mobilidade urbana para Palmas – arquiteta da Prefeitura de Palmas, Giordane Silva.

3. Política urbana e ambiental: o desafio da cidade sustentável – secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Germana Pires Coriolano.

. Panorama da Produção da Habitação de Interesse Social em Palmas – diretor da Secretaria de Habitação de Palmas, Elias Martins.
5. Tendências imobiliárias em Palmas – Prof. Dr. João Bazolli (UFT) 

6. Indicadores de sustentabilidade para Palmas – Profa. Dra. Olívia Maia (UFT) 

7. Conflitos e perspectivas para Taquaruçu – Profa. Dra. Ana Beatriz Velasques (UFT)

Programação 

26/02/2015 
7h30 - 8h: Inscrições - Local: Auditório Bloco A 
8h – 12h: Abertura e ciclo de mini palestras 
14h – 14h30: Apresentação das atividades e dos Grupos de Trabalho (GTs) 
14h30 – 18h00: Formação dos GTs e início dos trabalhos, local: Salas de Aula Bloco I

27/02/2015 
8h – 12h: Continuação dos trabalhos dos GTs 
14h - 18h: Finalização dos trabalhos dos GTs, apresentação dos resultados em mapas, tabelas e/ou relatórios, montagem de um painel coletivo sobre os temas discutidos, local: Salas de Aula Bloco I e Auditório Bloco A

Por: Redação

Tags: Planejamento Urbanístico, UFT