Polí­tica

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 25, o senador Donizeti Nogueira recebeu das mãos do secretário, Adão Francisco de Oliveira, o Plano de Ações Gerais da Secretaria de Educação do Tocantins. O plano, que também foi apresentado ao Ministro da Educação, Cid Gomes em uma audiência com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, apresenta a marca da nova gestão que terá como objetivo a superação da pobreza, organização social, fortalecimento do capital social, desenvolvimento das cadeias produtivas e da economia local, gerando um Tocantins forte, seguro, eficiente, integrado e humano.

O secretário Adão falou sobre criação de parques econômicos ambientais, um projeto de transversalidade para o desenvolvimento da economia local com sustentabilidade, abordou a educação como um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico e dividiu o Estado em oito regiões onde serão fortalecidas as potencialidades, respeitando as diferenças entre elas. “Acredito que a economia do Tocantins deve ser desenvolvida de baixo pra cima. Trabalharemos os nossos pilares, com qualificação profissional voltada para a econômica local, respeitando as dinâmicas de cada região”, ressaltou o secretário. Cada modalidade escolar será tratada de maneira específica: escolas urbanas, divididas entre as realidades centrais e periféricas, escolas rurais, com atenção à agricultura familiar e agroecologia, escolas indígenas e quilombolas, respeitando a cultura local.

O diretor de Obras e Infraestrutura da Secretaria de Educação do Tocantins, Giovanni Assis, explicou ao senador Donizeti que a educação, um dos pilares do ciclo de desenvolvimento social, trabalhará sobre cinco eixos: formação integral, escolas de referência, fortalecimento da gestão democrática, ascensão profissional por critérios técnicos e currículo integrado. “A educação integral não será voltada ao tempo, mas à formação integral do aluno, assim, a escola será de excelência”, afirmou Giovanni. Segundo a diretora financeira da Secretaria de Educação, Ana Paula dos Santos, a adequação das estruturas já existentes para esse modelo de excelência, transformando os espaços de modo que a educação integral e humanizada seja possível, será realizada através de convênios com o Governo Federal e as novas estruturas já serão construídas nesse modelo, pensando também nas possibilidades futuras.

Donizeti Nogueira se disse encantado com o projeto apresentado pela equipe da Seduc. “Eu acredito na educação também como um fator econômico, de geração de riqueza, para trazer uma vida melhor para quem estudou”, disse ao receber o Plano de Trabalho. O senador ainda observou que esta visão não é só da Secretaria, mas uma visão de governo para levar o Tocantins a um novo tempo de desenvolvimento e prosperidade.