Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, uma das principais expressões do movimento negro nacional e do Tocantins, realiza no próximo sábado, dia 28 a segunda etapa do III Seminário Estadual de Formação do Enegrecer.

O seminário tem como objetivo instrumentalizar sua militância para o combate ao racismo e para as disputas e construções estratégicas do processo de empedramento e emancipação da juventude negra. Preparar quadros para ocupar e protagonizar nos mais diversos espaços a sociedade.

O Enegrecer posiciona que para o povo negro todo processo que vai da escravização na formação do Brasil à exclusão social desenvolvida pós-era escravagista causou danos, foi violenta e deixou marcas. "Estes aspectos criaram modelos violentos nas relações de trabalho, educação, saúde, comunicação, relações interpessoais, e toda forma de intervenção negra na sociedade. Vivemos em constante estado de violência midiática, obstétrica, da precarização do trabalho à educação punitiva, e se há uma coisa que o negro/a neste país sempre soube fazer é resistir às inúmeras formas de violência", segundo o Coletivo. 

De acordo com o Enegrecer, a juventude negra vive na pele as violências cotidianas nas mais variadas dimensões. "Contudo, temos um lugar de fala, uma ancestralidade, um horizonte estratégico, um projeto de País; e nele, estaremos na linha de frente, protagonistas e sempre dispostos a dialogar e empoderar todos os sujeitos sociais interessados na equidade, na solidariedade e na democracia". 

Programação

9 horas – Abertura e apresentação do Coletivo Enegrecer

9:30h – Debate sobre Conjuntura

10:30 – O atual modelo de de Segurança publica e política de drogras

12:30 – Almoço

14h – Marcha de Mulheres Negras

15:30h – Cultura Negra e Resistência

16:30 – Intervalo (lanche)

17h – Historiografia da luta racial

18:30 Encaminhamentos.

22h - Confraternização - Noite Negra (Roots Bar)

Local: Centro de Direitos Humanos de Palmas - 306 Sul Al, 4 - Plano Diretor Sul

Quando: 28 de fevereiro (sábado)

Tags: Enegrecer