Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Empresários das áreas da construção metálica, energia renovável e da produção de alimentos que buscam instalar unidades no Estado foram recebidos na manhã desta terça-feira, 10, pelo governador Marcelo Miranda. Na ocasião, representantes da Gelcampo Alimentos Brasil e da Martifer Construções, com atuações em diversos países, ressaltaram o interesse em investir no Tocantins, tendo em vista as potencialidades nas áreas de logística, condições climáticas, solos férteis e geração de energia por meio da luz solar.

Segundo o governador Marcelo Miranda, o Tocantins busca atrair investimentos em todos os setores comerciais, com o objetivo de fortalecer a economia local, onde o maior desafio é o processo de industrialização do Estado. Para o governador, é preciso dialogar com todos os setores interessados em investir no Tocantins. “Não podemos ficar sentados em tempos de crise. Precisamos inovar, mostrar o novo, e o Tocantins vem se preparando para este crescimento”, afirmou.

Investimentos

Na produção de alimentos, a Gelcampo Alimentos Brasil, de origem portuguesa, visa investir na produção local, com base na transferência de tecnologia, qualificação da mão de obra  e na possibilidade de gerar empregos no Estado. De acordo com Nildo de Freitas, representante do grupo de empresários, a Gelcampo é especialista na técnica de resfriamento à base de nitrogênio, congelando alimentos em cerca de três segundos. Ainda segundo o representante, questões como a boa logística, a abundância de recursos naturais, como água e energia, além dos produtos decorrentes do agronegócio, foram os fatores que despertaram a atenção da empresa para o Estado. “O interesse é firmar parcerias com as demais indústrias de processamento de alimentos para a distribuição ao mercado nacional e internacional”, argumenta.

Na área da construção civil, a Martifer, multinacional que chegou ao País em 2011, busca investir no Tocantins tendo em vista a localização estratégica e as potencialidades do Estado. Segundo Amir Beber Gualda, diretor operacional da empresa no Brasil, a Martifer poderá investir em áreas como a construção civil em estruturas metálicas e na utilização de energias renováveis no mercado fotovoltáico de energia solar. "O Tocantins é um Estado promissor e a Martifer é uma empresa nova. Então, queremos juntar a empresa com a modernização do Estado. Além do sucesso em obras no Rio de Janeiro e São Paulo, pretendemos mostrar a nossa desenvoltura na área da engenharia para o Tocantins e região”, afirmou.

Áreas de atuação

Presente em 21 países, em quatro continentes, a Martifer já implementou 560 MW de energia solar em todo o mundo. Na área das construções metálicas, a empresa possui reconhecimento em projetos com elevada estrutura metálica em aço, fachadas de alumínio e vidro, como é o caso do Museu do Amanhã, que será inaugurado em breve no Rio de Janeiro. Já a Gelcampo Alimentos do Brasil busca a implementação de uma unidade no Tocantins com a instalação de unidades produtoras, com o apoio de colaboradores locais, e previsão de gerar entre 12 a 15 mil empregos diretos. (Secom-TO)