Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Leila Mel

Na manhã desta quarta-feira, 11, em reunião de alinhamento com secretários, superintendentes e presidentes em seu gabinete, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou mudanças na gestão pública municipal. A pasta do Desenvolvimento Econômico será ocupada pelo jovem advogado Joaquim Quinta Neto, que ocupa o lugar do ex-secretário Josué Luz. O ex-deputado estadual Raimundo Palito assumirá o cargo de presidente do Instituto do Desenvolvimento Sustentável de Araguaína, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia.

O prefeito falou do fortalecimento da cidade, dada à abertura maior que Araguaína passará a ter nos ministérios. “Todas as alterações que estamos fazendo é no sentido de avançar ainda mais. São pessoas com capacidade e vontade de contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Desenvolvimento Econômico

Durante a reunião, o prefeito destacou a atuação do secretário Josué Luz enquanto esteve à frente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em especial à frente do resgate, revitalização e reestruturação do Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). A missão de Quinta Neto agora é a implantação de um centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na cidade e transformar a Plataforma Multimodal como um polo de desenvolvimento de Araguaína e região.

“Quero estreitar as relações políticas em Brasília e pretendo trabalhar para que a Hidrovia se torne uma realidade e para que seja implantado um cluster da indústria madeireira, dar vida ao pátio ferroviário e a vinda de uma unidade da Embrapa para discutir a interação lavoura e agropecuária na cidade. Os desafios são enormes e quem sempre ganha é a cidade, principalmente no que diz respeito à geração de emprego na cidade”, disse o novo secretário Joaquim Quinta Neto.

Quinta Neto assegurou que quer contribuir com a gestão para que a população araguainense saia ganhando. Ele destacou também que vai entrar em contato com a construtora responsável pela construção e administração do Pátio Multimodal para ativar o pátio da unidade.

Araguaína Sustentável

O prefeito destacou também a importância da implantação do Instituto do Desenvolvimento Sustentável, criado no início da gestão. O agora presidente Raimundo Palito disse que já faz parte da equipe desde o início deste mandado e se colocou à disposição da gestão para tornar real o Projeto Araguaína Sustentável.

 “O araguainense pode esperar muitos benefícios. Vamos trabalhar em prol de Araguaína e trazer uma melhor qualidade de vida para nossa população”, destacou, assegurando que assumir a presidência é uma honra e um novo desafio.

Perfis

Joaquim Quinta Neto é formado em Direito, já atuou como bancário, assessor jurídico e superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária. Atualmente é secretário geral do Partido Social Democrático (PSD) e possui um escritório de advocacia na cidade.

Raimundo Palito foi vereador e presidente da Câmara Municipal por quatro vezes, atuou como secretário municipal de Saúde, deputado estadual e secretário estadual do Trabalho e Ação Social. (Ascom Araguaína)