Educação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, participou nesta quinta-feira, 12, da I reunião ordinária do conselho fiscal do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Educação (Consed), em Brasília. No encontro os novos conselheiros analisaram o balanço patrimonial, relatórios da auditoria externa, os movimentos financeiros do Consed, e elaboraram o parecer do conselho fiscal.

Membro da vice-presidência do conselho, no cargo de suplente, o secretário Adão Francisco destacou que o grupo está atuando para garantir total transparência nas ações fiscais da instituição nacional. “Esta reunião foi importante para trabalharmos em sintonia no acompanhamento da contabilidade do conselho, além disso, nós conseguimos elaborar e discutir diversas ações do Consed, que irão contribuir ainda mais para a consolidação da entidade no cenário nacional”, concluiu.

O Conselho Fiscal é um órgão de fiscalização e controle do Consed, e tem como objetivo examinar a prestação de contas anual da presidência, bem como apreciar os demonstrativos contábeis, financeiros, operacionais e patrimoniais da entidade. O órgão fiscalizador tem como titulares os secretários dos estados de Rondônia, Distrito Federal e Sergipe, além do Tocantins.

A Instituição

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.