Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ana Paula Gomes

Enfermeiros do Hospital Geral de Palmas (HGP) e profissionais dos hospitais estaduais de Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Miracema participaram de curso de atualização no tratamento de feridas nesta segunda-feira, 17. O curso foi promovido pela Comissão de Curativos e Centro de Estudos e Pesquisa da Enfermagem (Cepen) do HGP. 

Na ocasião foram abordados os tipos de curativos, inclusive os tratamentos utilizados nos cuidados das lesões graves com uso de pressão, as contraindicações relacionadas aos curativos para pacientes diabéticos e cardíacos, infecções cutâneas e alergias a látex. 

Em atividades práticas, os profissionais reforçaram o conhecimento dos cuidados no que diz respeito a análise da anatomia e fisiologia da pele, processo de cicatrização e avaliação de lesões, técnica de curativos. 

Segundo coordenadora da Comissão de Curativos do HGP, a enfermeira Morgana Paranaguá, a ação é muito importante para os cuidados da Enfermagem, já que o hospital recebe muitos pacientes com feridas de várias causas. “Tratando essas lesões de pele o paciente fica menos tempo internado, além de minimizar o sofrimento”, ressaltou. 

Já a enfermeira Denise Moreira, do Hospital de Araguaína, contou que o curso também serviu para aprender sobre as novas tecnologias. “Quando se usa as novas coberturas no curativo a dor do paciente é reduzida e proporciona a ele melhoras”, esclareceu. 

Do Hospital de Miracema, a enfermeira Verdelina Botelho, conta que vai levar para a unidade onde trabalha o conhecimento adquirido. “O curso foi muito válido, principalmente pelo aprendizado”, finalizou. (Ascom Sesau)