Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), está com inscrições abertas para os cursos de libras básico e avançado.  

São 80 vagas distribuídas em duas turmas, sendo 40 vagas para a turma do curso de libras básico e avançado, ministrado pela professora Girlene Ferreira dos Santos, com aulas às sextas-feiras das 07h às 11 horas e 40 vagas para a turma do curso de libras avançado que será ministrado pela professora Carla Ferreira Silva, com aulas às sextas-feiras das 13h às 17hs.

As aulas de libras básico terão inicio nesta sexta-feira, dia 20, e término no dia 26 de junho com carga horária de 60 horas. Já as aulas do curso de libras avançado terão início no dia 27 de março e término no dia 27 de novembro totalizando, 120 horas, contando com atividades extras, sendo práticas e teóricas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março, das 08h às 17horas no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado.

O público-alvo são assistentes de sala, instrutores esportivos, professores, profissionais das secretarias municipais e empresas interessadas. 

Para fazer a inscrição é necessário comprovante de escolaridade; carteira de identidade; CPF; comprovante de endereço recente com CEP; telefones para contato e e-mail; Autorização dos pais ou responsável legal, no caso do candidato ser menor de idade e assinatura do termo de compromisso.

Os interessados nas aulas de libras intermediário poderão realizar sua inscrição apenas no mês de junho, quando estará prevista a divulgação do cronograma do curso que contará com 60 horas no total.

Para participar do curso nível intermediário, deverá apresentar certificado de conclusão do curso nível básico.  Da mesma forma, para participar do curso nível avançado deverá apresentar certificado de conclusão do curso nível intermediário.   A inscrição custará apenas dez reais.

Segundo a Diretora do CMAEE, Deuzilene Miranda de Farias Rodrigues, “Os cursos possibilitam aos participantes a oportunidade de se tornarem difusores da Língua Brasileira de Sinais em atendimento às necessidades da pessoa surda onde poderão exercer uma prática inclusiva no seu ambiente de trabalho e na prática diária”.

Os alunos já atendidos no CMAEE serão dispensados de pagar as inscrições.