Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A atuação da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins em prol de seus Assistidos ganha reforço. A defensora pública Pollyanna Águeda Procópio de Oliveira foi empossada na manhã desta segunda-feira, 23, em solenidade na Sala do Conselho Superior, na sede da Instituição, em Palmas. A nova defensora pública, que responderá pelas comarcas de Itacajá e Pedro Afonso, definiu a sua posse como um momento de muita ansiedade para o início do exercício de suas funções. “É com muito orgulho que ingresso na Defensoria Pública do Tocantins. Estou muito ansiosa, fui muito bem acolhida no Tocantins e espero atender às expectativas”, expressa. 

Natural de Belho Horizonte (MG), Pollyana Águeda era promotora de Justiça no Ministério Público de Roraima. Para ela, ingressar na DPE-TO é a realização de um sonho, conquistado após muito esforço pessoal. “Depois de anos de estudo, consegui ser aprovada no concurso. É uma honra para mim, pois sei que é uma Instituição que tem representatividade no Estado. Pelo que constatei desde a minha chegada, a DPE-TO esteve nas páginas principais do noticiário local e é nesse ambiente que eu espero fincar raízes e atender às expectativas da sociedade e dos colegas”, conclui a defensora, aprovada no III Concurso de Defensores, no ano de 2012. 

Durante a solenidade de posse, Pollyana esteve acompanhada da mãe, Divina Augusto de Fátima que, em discurso, se autodefiniu como “mãe coruja”. “Estou aqui para representar todos os familiares e estou muito feliz com esta conquista. É com muito orgulho que hoje prestigio esse momento e vocês podem ter certeza que não será por falta de empenho que ela vai deixar a desejar. A Pollyana é uma pessoa muito dedicada em prol dos seus objetivos e vai fazer a diferença”, orgulha-se a mãe.

Renovação

O defensor público geral do Estado Tocantins, Marlon Costa Luz Amorim, parabenizou a nova defensora e definiu o sentimento em conduzir a solenidade como o início de um novo ciclo na DPE-TO. “Se eu pudesse escolher, daria posse semanalmente a um novo defensor, mas infelizmente a nossa condição orçamentária nos impede. Por conta disso, provavelmente a senhora será a última Defensora Pública empossada deste exercício. Porém, fechamos o ciclo e abrimos um novo com uma Instituição totalmente renovada, com 20 novos membros que oxigenaram a Defensoria Pública de forma extremamente salutar”, descreve.

O DPG ainda falou à nova defensora pública sobre a responsabilidade de ingressar na Instituição, que tem uma característica totalmente humanizada. “A Defensoria Pública é uma Instituição diferente porque os nossos Assistidos não são apenas vistos como dados estatísticos, eles têm rosto, nome e sobrenome. Eu digo que é um braço social do Estado, que não se afasta um milímetro da sua função institucional de prestar um atendimento de qualidade e humanizado. Estou aqui há oito anos e, como defensor público, eu melhoro não só como profissional, mas, sobretudo como pessoa. Assim espero que a Defensoria Pública seja para a senhora muito mais do que uma profissão, mas uma forma de crescimento pessoal”, ressalta. 

O presidente em exercício da ADPETO – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, o defensor público Neuton Jardim, deu as boas-vindas à Defensora Pública desejando-lhe sucesso na nova caminhada e também reforçou quanto ao crescimento da Defensoria Pública do Tocantins. “A DPE-TO é um processo histórico de evolução. Nós tivemos incremento no quadro de Servidores, Defensores, remuneração, nas instalações e essas conquistas são consequências de um histórico de evolução. Tal evolução se dá graças a uma união de esforços dos Defensores Públicos, da Associação, Servidores e Administração Superior”, aponta. 

Perfil

Pollyana Águeda Procópio de Oliveira é natural de Belo Horizonte (MG). Formada em direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, de Minas Gerais, em 2004. Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Nilton Paiva. Foi servidora do Ministério Público de Minas Gerais de 2001 a 2013, Promotora de Justiça no Ministério Público de Roraima de setembro de 2013 a março de 2015. Responderá como Defensora Pública pelas comarcas de Itacajá e Pedro Afonso. (Ascom Defensoria)