Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

Foto: Heitor Iglesias

Com objetivo de abranger informações da Atenção Básica e proporcionar a produção de informações integradas a diversos sistemas de saúde, o e-SUS, ferramenta que possibilita o cuidado centrado no cidadão, vem sendo implantado nos municípios tocantinenses. No último relatório do Ministério da Saúde, o Tocantins se destaca como o Estado com o maior percentual de municípios que implantaram o sistema no País. Até o momento, são 109 cidades, ou seja, 78,4% dos municípios já contam com a ferramenta.

Neste processo de implantação do e-SUS da Atenção Básica, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem auxiliando os municípios tocantinenses. “Apoiamos por meio de estratégias como capacitações em grupo, webconferências, visitas a municípios pólos, assessoria da equipe de técnicos da Sesau via telefone e agendamento”, informa a responsável da área Técnica de Saúde da Família, Mirelly Baldon.

Um dos municípios que já aderiu ao sistema foi Bom Jesus do Tocantins, onde todos os profissionais já estão trabalhando com as sete fichas indicadas e já possuem computadores em todos os consultórios. “Esse novo sistema traz uma série histórica do paciente para que o profissional possa visualizar melhor todo o atendimento prestado a pessoa e isso foi possível, também, porque o profissional capacitado disseminou o conhecimento para outros profissionais do município”, destaca a enfermeira, Andréia Carmo.

O sistema envolve sete fichas utilizadas para alimentação dos dados que são preenchidas pelos agentes comunitários de Saúde e profissionais da Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Básica que realizam atendimento ou procedimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sobre o sistema

O e-SUS foi instituído pela portaria nº 1.412 de 10 de julho de 2013 e é um sistema que visa substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), reduzindo, assim, o retrabalho de coleta de dados, individualizando o registro do cidadão e alimentando automaticamente os outros sistemas de informação que dialogam com a Atenção Básica.

O sistema foca no cuidado centrado no indivíduo, na família, na comunidade e no território, informatiza as unidades buscando melhorar o acompanhamento da gestão e produz a informação integrada, além do desenvolvimento orientado pelas demandas do usuário da saúde. (Ascom Sesau)