Estado

Foto: Divulgação

O governador do Estado, Marcelo Miranda, entregou nesta sexta-feira, 27, um sistema coletivo de abastecimento de água a 32 famílias do povoado de Alto Real, no município de São Miguel do Tocantins. O sistema produz 20 mil litros/hora e faz parte da primeira etapa do programa “Água para Todos/Tocantins sem sede”, que estava paralisado e foi reativado nesta gestão. 

 “Sinto-me feliz em poder voltar aqui e perceber o amadurecimento da região e ver que a população agora estará bem assistida. Água é tudo”, frisou  o governador, acrescentando que com a união de todos será possível, em um futuro próximo, recuperar todo Bico do Papagaio, extremo-norte do Tocantins. “Não vou ficar sequer um dia sem trabalhar em prol do Estado”, disse .

 O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes, destacou o esforço do Executivo para garantir a entrega do sistema. “Hoje, só estamos aqui graças ao empenho e credibilidade do Governo Marcelo Miranda”, frisou, ao destacar que as famílias da comunidade contam agora com água potável e pronta para consumo humano. Ainda segundo o presidente da ATS, famílias de todo o Tocantins, que necessitam de água potável, serão atendidas. “São, ao todo, 105 poços que deverão ser implantados ainda em 2015, onde beneficiarão mais de 50 mil pessoas”, disse.

 A lavradora Maria José Alves da Conceição, 53 anos, foi uma das beneficiadas com o sistema. “Buscávamos água para consumo longe daqui. Eram, no mínimo, 13 baldes que eram trazidos a cada ida. Esse poço foi um presente para a toda comunidade. Foi o mesmo que ter nascido outra vez”, contou emocionada.

 Ademir dos Santos Pereira, 32 anos, mora no assentamento desde 1999 e disse que sempre acreditou que esse dia fosse chegar. “Agora tudo vai melhorar. Vou poder tomar banho de chuveiro e beber água em casa”, falou.

 Sistema

 A geóloga da ATS, Regina Lúcia Ianes Martins, explicou que a vazão do poço é suficiente para atender toda a comunidade. “O poço tem a profundidade de 150 metros e  apresenta uma vazão de 20 mil litros d’água/hora, o que seria mais que suficiente para atender a demanda das mais de 30 famílias cadastradas”, destacou.

 Com custo avaliado em mais de R$ 150 mil, cada sistema faz parte da primeira etapa do programa Água para Todos/Tocantins sem sede, que beneficia ainda mais 21 municípios tocantinenses.

 Além disso, mais 63 sistemas irão atender outras 4.500 famílias em 52 municípios do Tocantins, pois ainda há o aditivo ao convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional.

 CRP

A entrega do sistema de abastecimento de água ao Povoado Alto Real está entre os benefícios aprovados desde 2014 pelo governo federal, mas estava suspenso devido ao cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) que, graças à gestão do governador Marcelo Miranda junto ao Ministério da Previdência Social (MPS), foi liberado.

 Fonte: ATS