Educação

Foto: Divulgação

As escolas de todo o País tem até esta terça-feira, 31 de março, para inscreverem seus alunos na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). No ano passado participaram da competição 18 milhões de estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o objetivo da Obmep é estimular o estudo da matemática e revelar talentos. Este ano, serão premiados 6.500 alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas.

As provas são divididas em três níveis: o primeiro para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o segundo para 8º e 9º anos do fundamental; e o nível 3 abrange os três anos do ensino médio. A primeira fase da competição será no dia 2 de junho, com as provas aplicadas nas escolas. Os alunos melhores classificados fazem a segunda fase no dia 12 de setembro.

A lista dos premiados será divulgada no dia 27 de novembro e os estudantes medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. em 2016. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam na Obmep também são premiados. As inscrições são feitas pelo site www.obmep.org.br. (EBC)