Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste fim de semana (03 a 05 de abril), as salas de cinema do Sesc estarão fechadas, mas, a partir do dia 10 (sexta-feira) a produção cinematográfica contemporânea dos países latino-americanos vai ser o destaque das telonas. O CineSesc vai exibir a Mostra Cinema Latinoamérica, com quatro filmes produzidos em Cuba, Argentina, Chile e Brasil. Todas as sessões são gratuitas e acontecem em Palmas e Gurupi.

A Mostra é composta por produções originadas em nações com históricos cultural e político semelhantes. “São países historicamente unidos por um passado colonial, alguns com as veias ainda abertas por processos políticos conturbados e regimes ditatoriais recentes. São culturas com certo grau de parentesco, que fazem da produção cinematográfica um exercício de autocrítica e autorreflexão constante e valioso”, explica o promotor cultural em cinema Tácio Ribeiro Pimenta.

Serão exibidos “Juan dos Mortos”, do diretor Alejandro Brugués; “Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, dirigido por Gustavo Taretto; “No”, candidato ao Oscar 2013 e dirigido pelo chileno Pablo Larraín; e “Trabalhar Cansa”, longa brasileiro de estreia da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra, já experientes na produção de curtas metragens premiados.

De acordo com Tácio, apesar da alta qualidade, esses são filmes que o público em geral não costuma ter acesso fácil. “A produção de cinema destes países ainda é soterrada pela avalanche de blockbusters (produções cinematográficas com grandes bilheterias) que domina as grandes salas, fazendo com que estes filmes sejam acessíveis somente por meio de festivais ou em salas de cinema especiais”, completa.

No CineSesc, as obras ficam em cartaz de 10 de abril a 3 de maio. Todas as sessões são gratuitas. Os filmes serão exibidos às sextas, sábados e domingos em dois horários: 16h e 19h30 em Palmas e 16h e 19h em Gurupi.

Confira a programação:

10, 11 e 12 de abril – Juan dos Mortos

Duração: 92 min

Gênero: Terror / Comédia

Faixa etária: 14 anos

Horários: Palmas – 16h e 19h30 | Gurupi 16h e 19h

17, 18 e 19 de abril – Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual

Duração: 95 min

Gênero: Romance

Faixa etária: 12 anos

Horários: Palmas – 16h e 19h30 | Gurupi 16h e 19h

24, 25 e 26 de abril - No

Duração: 117 min

Gênero: Drama Político

Faixa etária: 12 anos

Horários: Palmas – 16h e 19h30 | Gurupi 16h e 19h

30 de abril, 02 e 03 de maio – Trabalhar Cansa

*01 de maio as unidades do Sesc estarão fechadas.

Duração: 99 min

Gênero: Drama/Horror

Faixa etária: 12 anos

Horários: Palmas – 16h e 19h30 | Gurupi 16h e 19h