Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

A Prefeitura de Palmas, em parceria com a empresa Valor Ambiental Ltda, está  aperfeiçoando o sistema de coleta de resíduos sólidos na Capital. A novidade é a instalação de contêineres semienterrados, um sistema inovador de armazenagem e coleta de lixo que traz, entre outros benefícios, maior segurança quanto à proliferação de insetos, já que o material fica totalmente armazenado dentro do recipiente.

O sistema está em fase experimental e começou a ser implantado há cerca de um mês. Por enquanto, três locais já receberam o contêiner na Capital: Praia da Graciosa, Avenida Tocantins e Praça Central da Avenida Tocantins. O objetivo, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, é realizar, nessa fase inicial, um estudo sobre os pontos mais movimentados da Cidade, onde existe fluxo maior de pessoas e a produção de material sólido seja elevada, como praças, avenidas e praias.

O contêiner, de tecnologia finlandesa, comporta 5 m³ de material e tem como vantagem evitar a poluição visual na Cidade, já que dois terços de sua estrutura ficam embaixo do solo. Além disso, pela grande capacidade de armazenamento e segurança do recipiente, a coleta é otimizada, sendo necessário recolher o material apenas uma vez por semana, por meio de um guindaste veicular hidráulico (caminhão munk).  

Ainda de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o novo sistema está sendo instalado no intuito de intensificar o trabalho educativo já desenvolvido pela Prefeitura sobre a importância de armazenar corretamente os resíduos sólidos. “A expectativa é ampliar o sistema, instalando o material, já nos próximos meses, nas Praias das Arnos, do Prata e dos Buritis”, informou o superintendente de Serviços Públicos, Herbert Veras.

Coleta de lixo mais abrangente

Veras ressalta que há mais de dez anos não se investia em lixeiras que contemplassem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Nesta gestão, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos adquiriu seis mil lixeiras e o contrato firmado com a Valor Ambiental prevê uma contrapartida de 100 contêineres por mês, até o final do contrato. Os contêineres são instalados próximos a grandes supermercados, condomínios e grandes empresas com produção de lixo significativa.

O comerciante que quiser solicitar um container próximo ao seu estabelecimento pode fazê-lo pelo 2111-0630. A coleta do lixo depositado é feita regularmente, o container é substituído para lavagem e desinfecção, de forma que sempre terá um limpo no local.

Visando manter a cidade limpa, a Prefeitura através do aplicativo “Alô Pequi”, possibilita que o cidadão solicite serviços de poda de árvore, retirada de entulhos, recolhimento de galhadas e de animais mortos.

Limpeza urbana

Além disso, a coleta de lixo é feita regularmente em todos os setores da Capital pela empresa Valor Ambiental, que orienta os moradores à acondicionar seu lixo corretamente e o coloque à frente de sua casa duas horas antes do caminhão de coleta passar, evitando assim, que os sacos sejam rasgados por animais ou que o mesmo se acumule nos dias em que não há coleta. Confira nos links abaixo em quais dias o serviço é realizado em cada quadra.

Cronograma de segunda, quarta e sexta

Cronograma de terça, quinta e sábado (Secom Palmas)