Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com a Embrapa (Arroz e Feijão/Pesca e Aquicultura) e Prefeitura de Pugmil, promove no dia 10 de abril, o Dia Especial - Arroz Agulhinha Terras Altas. O evento será realizado a partir das 8h, na Lavoura Comunitária de Pugmil, localizada a 6 km da cidade.

O objetivo do encontro é apresentar aos agricultores familiares, extensionistas rurais, pesquisadores e autoridades estaduais e municipais, o resultado das duas cultivares de arroz terras altas (Esmeralda e Serra Dourada) plantadas na localidade.

Segundo o extensionista da unidade local do Ruraltins, de Paraíso, Valdinez Cabral, dentro da dinâmica do encontro acontecerão palestras com técnicos do Ruraltins e pesquisadores da Embrapa abordando o desenvolvimento da produção do arroz, por meio das ações de transferência de tecnologia. Ao final do evento, os agricultores participantes da Lavoura Comunitária fará a colheita do arroz, cuja estimativa é colher 40 mil quilos do produto.

“Os extensionistas do Ruraltins, com a participação da Embrapa, acompanharam de perto todo o processo produtivo desde o preparo do solo até chegarmos aqui, nesse momento da colheita. Parte da produção será destinada ao município para a merenda escolar e banco de sementes. O restante será dividido entre os 30 agricultores participantes da lavoura. Para diversificar e aumentar a produção os agricultores confiaram no nosso trabalho e na adoção de novas tecnologias de cultivo”, disse o extensionista.

Safra 2013/2014

Na safra 2013/2014 foram implantadas no Tocantins Unidades Demonstrativas de arroz terras altas nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Couto Magalhães, Araguaína, Conceição do Tocantins, Araguatins, Tocantínia e Paraíso.

Cada UD foi instalada sob a supervisão da Embrapa, com a participação do Ruraltins e Unitins Agro, para a demonstração de resultados sobre o desempenho e a adoção das cultivares de arroz de terras altas pelos agricultores familiares tocantinenses.

Outras informações podem ser obtidas na unidade local do Ruraltins, de Paraíso.