Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Paulo Mourão (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, usou a tribuna nesta quarta-feira, dia 8, para chamar atenção quanto à urgência na recuperação da Ponte de Porto Nacional sobre o Rio Tocantins. Ele defendeu a importância da ponte para o processo de expansão agroindustrial do Estado e da região de Porto Nacional e cidades vizinhas como Santa Rosa, Silvanópolis, Brejinho de Nazaré e o Sul da Bahia.

Mourão citou que é grave a situação em que se encontra a ponte que é responsável por viabilizar o transporte de grandes cargas, comprometendo e impossibilitando o acesso à industrialização e ao escoamento de grãos na região. “O intermodal rodoviário e ferroviário é obrigatoriamente amparado pela ponte, ele não pode ser abastecido se o problema da ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional não for solucionado. A região é produtora de grãos e o transporte está comprometido já que a circulação de veículos de grande porte está impossibilitada”, avaliou.

De acordo com o deputado, são necessários investimentos na ordem de R$ 150 milhões para recuperação da ponte. “O governo precisa buscar recursos em instituições internacionais para que possamos urgentemente dar uma solução e equacionar o problema da nossa ponte”, afirmou.

O Parlamentar participou no dia 31 de março na Câmara Municipal de Porto, de uma audiência pública para debater soluções acerca da precariedade da ponte. Desde 2011 que a ponte enfrenta problemas na sua estrutura que compromete a circulação de veículos com peso acima de 30 toneladas, impedindo o transporte de grãos e outros produtos que saem e chegam à ao município e região.