Cultura

Foto: Divulgação

Começa neste sábado (11) às 08 horas no Clube da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Gurupi, o 2º Intercâmbio Cultural Indígenas Javaé, Karajá, Ava Canoeiro, Tuxá, Kraho Kanela e Xerente. O evento tem duração de dois meses e conta como apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria da Juventude e Esportes.

O objetivo do Intercâmbio é oferecer práticas esportivas e de lazer como forma de resgate as diretrizes de manifestações corporais e culturais indígenas.

Para Euclides Dias Lopes, um dos organizadores do evento, o intercâmbio busca também a socialização e confraternização entre as etnias. “Além de incentivar, fomentar, valorizar e fortalecer as práticas de esporte e lazer nas comunidades o evento também busca desenvolver conteúdos que associem a pratica de atividades físicas com melhoria na Saúde física, mental e na qualidade de vida dos índios”, afirmou Euclides.

Programação

A abertura acontece às 8 horas da manhã com apresentações culturais. Em seguida acontecem simultaneamente competições de Arco e Flecha, Corrida Rústica, Cabo de Guerra, exposição e comercialização de artesanato, apresentações e pinturas corporal. Às 10 horas da manhã acontecerá palestra referente ao povo Akwê com o palestrante Ribamar Xerente. Às 11hs palestra referente ao povo Ynã. Às 12 horas será o almoço e a partir das 14:30 competições de futebol.

No dia 12

07: 00 - Café da manhã

08:00 - Competição Futebol

09:30 - Final da Corrida Rustica

09:40 - Semi finais do futebol

11:30 - Horas palestra do povo Krahô Kanela

12:00 - Almoço

14:00 - Final do Cabo de Guerra

14:15 - Final arco e flecha

14:30 - Disputa do terceiro lugar futebol

15:15 - Grande final de futebol