Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Júnior Suzuki

Auditores fiscais da Receita Estadual do Tocantins e seus familiares participaram no início da noite deste sábado, 11, da 1ª Caminhada pela Saúde realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindare), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A caminhada foi realizada na Praça dos Girassóis e faz parte da programação do Dia Mundial da Qualidade de Vida.

Durante todo o mês de abril a Semus realiza uma série de ações que incentivam a prática de atividades físicas. A programação também é alusiva aos Dias Mundiais da Atividade Física, da Saúde e da Luta contra o Câncer. 

Para o presidente do Sindare, Jorge Couto, a 1ª Caminhada pela Saúde além de estimular os sindicalizados à prática de exercícios físicos é também uma forma de fortalecer o papel social da entidade. “Estamos sempre preocupados em instigar as pessoas a optar por hábitos saudáveis, cuidar melhor da saúde, viver de uma forma mais harmoniosa com os bens naturais”, afirmou Couto.

Ainda de acordo com Jorge Couto, a ação não será isolada. “Pretendemos fazer edições anuais ou semestrais desta caminhada, pois vimos que o sentimento que trouxe estas pessoas até aqui é muito positivo”, frisou.

Convidado para fazer o aquecimento e orientar os auditores durante a caminhada, o educador físico e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física, Luciano Lucas, falou da importância do alongamento antes e após exercícios físicos. “Aquecimento e alongamento não devem ser esquecidos pois é preciso preparar o corpo para a atividade física e prevenir lesões na musculatura”, afirma o educador físico, lembrando que evitar horários com maior incidência de sol e beber bastante água também é necessário.