Saúde

Foto: Wendell Nunes

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixe realiza, desde março uma mobilização para vacinar meninas de 09 a 11 anos contra o papilomavírus humano (HPV), vírus que infecta peles e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. As ações estão ocorrendo nas escolas municipais e na unidade de saúde da Vila São José, mas de acordo com a Superintendente da Atenção Básica do Município, Hellen Cristina Henrique dos Santos, a mobilização irá acontecer durante o ano.

Mães cujas filhas não foram vacinadas, podem procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar caso as adolescentes estejam na faixa etária da campanha.

De acordo com Hellen, o HPV é altamente contagioso, sendo transmitido por contato direto com a pele contaminada, ou por meio de relações sexuais. A importância da vacina precoce, ainda na adolescência, deriva do fato que diversos estudos realizados apontam que a vacina tem mais eficácia quando as adolescentes ainda não tiveram qualquer tipo de exposição ao vírus. A expectativa da secretaria é vacinar mais de 100 adolescentes durante o decorrer do ano.