Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação A Secretaria de Segurança Pública passará a fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede LAB) A Secretaria de Segurança Pública passará a fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede LAB)

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP) passará a fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede LAB), um programa do Ministério da Justiça (MJ) voltado para a identificação de crimes de lavagem de dinheiro. A Rede LAB é composta por 43 laboratórios, sendo 34 em funcionamento e nove em fase de instalação.

No Tocantins, o laboratório já existe no Ministério Público Estadual e agora a Polícia Civil passará a contar com a tecnologia. A implantação do laboratório acontece por meio do acordo de cooperação, no qual o órgão interessado disponibiliza espaço físico e os profissionais habilitados para o trabalho e o MJ oferece os equipamentos, os softwares e o treinamento para a equipe.

Como parte do processo de inclusão da SSP-TO na Rede LAB, uma equipe de seis delegados da Polícia Civil do Tocantins participou, em Brasília, na última semana, do curso Análise de Dados LAB-LD - Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro. O curso é promovido pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, área onde a Rede é desenvolvida.

No curso, foram abordadas: metodologia e gestão de casos, introdução ao estudo de lavagem de dinheiro e técnicas de análise fiscal, bancária e patrimonial. Os técnicos são preparados para identificar comportamentos comuns em ações fraudulentas de pessoas físicas ou jurídicas, a partir das análises de extratos bancários e fiscais oriundos da quebra de sigilo.

O coordenador da Rede LAB no Ministério da Justiça, Leonardo Terra, explicou que uma das propostas da Rede é mudar a mentalidade de combate ao crime. “Não basta prender os criminosos, se o dinheiro do crime já foi revertido em bens. Quando o investigador tem consciência sobre os desdobramentos do crime, os indícios são analisados pelo laboratório e com o resultado da investigação você consegue recolher de volta para o Estado, bens que foram adquiridos por meio de atividades ilícitas”. (Secom-TO)