Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Foto: Sandro Souza

Os conselheiros municipais de segurança alimentar e representantes dos 139 municípios do Estado participarão nesta quinta-feira, 16, do Seminário de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do Encontro Preparatório para as Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece no auditório do Bloco 04, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, de 8h às 16h30. Entraram em parceria para a realização do evento, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea), a UFT e Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas).

A ação visa sensibilizar os municípios da importância e benefícios da adesão ao Sisan. Na ocasião também serão transmitidas aos participantes orientações práticas sobre a realização das conferências municipais de Segurança Alimentar e a execução do Programa de Aquisição de Alimentos Compra Direta no Tocantins.

O Governo do Estado conta com um convênio de R$ 450 mil junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para efetivação do Sisan no Tocantins e este Seminário é parte das ações que serão realizadas com esse propósito.

Sobre o Sisan

O Sisan é composto pela Câmara Intersetorial (Caisan), que reúne diferentes órgãos estaduais ligados ao tema e o Conselho Estadual (Consea), instância que envolve governo e sociedade civil.

O Estado do Tocantins aderiu ao Sisan em 2011 e agora trabalha para que os municípios também façam parte do Sistema que tem contribuído para concretizar importantes avanços na redução de indicadores de fome e miséria.

Para aderir ao Sistema os municípios precisarão formular um Plano Municipal de Segurança Alimentar, montar uma Caisan Municipal e um Conselho Municipal (Comsea). Até o momento apenas o município de Presidente Kennedy formalizou a adesão.

Programação do Seminário

08h – Credenciamento e café de boas vindas

09h – Abertura Oficial

09h30 – O SISAN e o processo de adesão

Palestrante: Iramar Cardoso da Silva - Conselheiro e Presidente do Consea-TO

10h10 – Debate

10h30 – O PAA como instrumento de SAN: desafios e perspectivas para o estado do

Tocantins

Palestrante/Conselheiro Estadual: Adenieux Rosa Santana - Coordenador Geral do PAA e Assessor Técnico do Ruraltins

11h15 – Debate

11h30 – Almoço

13h00 – Metodologia e orientações para as Conferências de SAN – 2015

Palestrante: João Augusto de Freitas - Consultor/FAO - CAISAN/SESAN/MDS

15h30 – Debate

16h – Informações sobre a Conferência Estadual de SAN

Conselheira: Régina Mercês Aires Dias – Assistente e Social e Conselheira do Consea-TO)

16h30 –Coffee Break de encerramento