Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o objetivo de incentivar a leitura através da valorização e formação de leitores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é uma das parceiras na realização do Congresso dos Movimentos Sociais e Feira de Livros da Região Norte. O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de abril, no hall da Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

Com uma programação abrangente e diversificada, o congresso possibilita a troca de experiências entre os movimentos sociais e escritores, a fim de se debater e dialogar sobre as temáticas e políticas públicas sociais.

O secretario da Educação, Adão Francisco de Oliveira, considera a parceria uma oportunidade para estabelecer um canal de diálogo. “A Seduc está na ponta da elaboração e implantação das políticas públicas, por isso é essencial que estejamos em contato e comprometidos com os setores organizados da sociedade”, declarou.

A coordenadora do evento Amanda Teixeira ressaltou a importância de ter a Seduc como parceira na realização do congresso. “O apoio é extremamente importante, uma das discussões e pautas do congresso é a educação popular, que debate a necessidade de uma educação que esteja cada vez mais próxima da realidade dos alunos”, afirmou.

Ainda de acordo com a coordenação, o congresso é aberto a todos os públicos, mas traz uma mensagem direta da necessidade de participação efetiva e empoderamento das mulheres nos espaços de participação e formulação. “Nesse sentido traz uma chamada convocando as mulheres urbanas e rurais para participarem e construírem o congresso”, concluiu Amanda Teixeira.

O Congresso

O Congresso dos Movimentos Sociais e Feira de Livros da Região Norte tem a realização do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), União Nacional dos e das Estudantes (UNE) e Marcha Mundial das Mulheres (MMM). Conta com apoio da UFT, Prefeitura de Palmas, Governo do Estado do Tocantins, Secretaria de Estado da Educação, Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional e Governo Federal.

A programação incluiu palestras, debates, oficinas, stand de vendas, apresentações artísticas e culturais. Entre os palestrantes estão Joaquim Soriano, presidente da Fundação Perseu Abramo;  Geovanny Silva, diretor de Cultura da UNE; e a feminista e MC Luana Hansen. (Ascom Seduc)