Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchíades  Adão Francisco apresentou plano de educação integral e humanizada durante abertura da Conferência Municipal de Educação Adão Francisco apresentou plano de educação integral e humanizada durante abertura da Conferência Municipal de Educação

Durante a 3ª Conferência Municipal de Educação, nesta quarta-feira, 16, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, apresentou o painel temático “Superação das desigualdades e valorização da diversidade como caminhos imprescindíveis à equidade”. Durante sua fala, o gestor destacou que a Seduc vem trabalhando na reformulação do currículo de ensino para transformar a educação tocantinense.

Na ocasião, o secretário apresentou o Mapa da Desigualdade Sócio Educacional do Tocantins, que tem como objeto de estudo as escolas da rede pública estadual nos 139 municípios do Estado. O levantamento revela o índice de desigualdade sócio- educacional, a partir da correlação entre as variáveis de ordem socioeconômica, cultural, de infraestrutura, recursos e escolarização.

Adão Francisco destacou que diante desse estudo é preciso desenvolver políticas publicas para mudar o cenário das desigualdades. “A realidade social suplantou os limites desses parâmetros, e para transformar esse quadro é preciso avançar. A partir da ressignificação do currículo, formação de professores e resgate da educação profissional, tendo como eixo principal a educação integral e humanizada vamos conseguir mudar”, reforçou.

A Conferência Municipal é promovida pelo Fórum Permanente da Educação de Palmas (FEPalmas), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). O evento, que tem como tema ‘Qualidade Socialmente referenciada: Tempos, Espaços e Sujeitos’, acontece até esta sexta-feira, 17, na Universidade Federal do Tocantins.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Danilo de Melo, as principais deliberações da Conferência estão relacionadas à implementação do Plano Municipal de Educação (PME), de forma participativa, e alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE). “A nossa expectativa é de que possamos regulamentar e trabalhar na perspectiva de cumprir as metas do Plano, tendo como meta a educação infantil, ensino superior e formação de profissionais de educação”, contou Danilo.

Conferência

A conferência é aberta à participação de profissionais da Educação da rede pública e privada, gestores educacionais, movimentos sociais, estudantes, pais, universidades, sociedade civil organizada, instituições privadas, conselhos de educação, entre outros. Segundo os organizadores do evento, esse é um momento importante para definição da política educacional. (Ascom Seduc)