Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para apresentar e discutir ações de humanização e acolhimento aplicadas no Hospital Regional de Paraíso (HRP) está sendo realizado, na unidade, o III Encontro de Humanização da Região do Cantão e incentivo ao Acolhimento. O evento reúne representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e secretários municipais de Saúde das cidades que englobam o Vale do Araguaia. 

A diretora do HRP, Waldineide Pereira, lembra que o encontro também vai debater a Rede Humanizasus do Estado. “Para os profissionais de saúde, o encontro será importante para a troca de experiências, enquanto para a população irá melhorar a qualidade do serviço aos usuários, fortalecendo as ações de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a diretora.

Na ocasião, será feita uma visita ao hospital, com apresentação de dispositivos da metodologia ativa para que os servidores se sintam co-gestores do processo de trabalho e ações relacionadas à saúde do trabalhador, ampliação do horário de visitas e dos critérios para ter direito à acompanhante. Também serão realizadas capacitações, seminários e confecção de murais com temas de humanização.  As palestras vão acontecer no auditório do hospital em três horários, 10, 14 e 20 horas. 

No encontro também será elaborado o plano de ação do grupo de trabalho de humanização do Hospital Regional para 2015. Entre as metas, está a criação de instrumentos de avaliação constante dos serviços. A apoiadora de Humanização do HRP, Sebastiana de Fátima Guimarães, lembra que “o trabalho é feito pela rede, em conjunto, com objetivo de se construir uma política”.

Organização 

A atividade está sendo organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do hospital, Núcleo Educação Permanente (NEP) e pela Direção do HRP, com apoio do Grupo Gestor de Humanização da Sesau e da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O encontro segue até dia 24 de abril. 

Compõem a Região de Saúde do Cantão os seguintes municípios: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium, Pugmil. (Ascom Sesau)