Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unidades de saúde de Miracema do Tocantins já estão abastecidas com as doses da vacina que fazem parte da 17° Campanha contra a Influenza que acontece de 27 de abril até 22 de maio. O dia D da campanha será em 09 de maio e a Prefeitura de Miracema por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o município já recebeu a imunização e está preparada para atender a meta de vacinação que é de 3.992 pessoas.

O público alvo da campanha contra a Influenza são crianças de 6 meses a menores de 5 anos; profissionais de saúde; gestantes; puérperas; população de 60 anos ou mais, além de indígenas e ainda pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, populações privadas de liberdade e funcionários do Sistema Prisional.

De acordo com a Semus, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas fazem parte da equipe envolvida na campanha que vai mobilizar quase 80 profissionais da administração municipal.

Em 2014 a Prefeitura de Miracema conseguiu ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que era de 80% de cobertura vacinal. A campanha em Miracema alcançou a marca de 90% do público alvo imunizado.

Postos de vacinação em Miracema

Unidade de Saúde do Setor Universitário

Unidade de Saúde do Setor Santa Filomena

Unidade de Saúde do Setor do Correntinho

Policlínica

Além das Unidades de Saúde, a prefeitura informa que estará agendando a data de vacinação junto a equipe do Programa de Saúde da Família para realizar a imunização em cada área de atuação. Com está ação a gestão municipal pretende facilitar a acessibilidade e ultrapassar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Contra Indicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórias de reação anafilática previa em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. 

Dados de 2014

Na campanha do no passado Miracema do Tocantins imunizou 88,81% das crianças, 89,95% dos trabalhadores em saúde, 67,09