Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

As etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) começam nesta quarta-feira, 29, em três das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE): Colinas do Tocantins, Novo Acordo e Pedro Afonso. Somadas as três DRE a organização estima a participação de mais de mil alunos da rede estadual de ensino, num total de 38 escolas participantes.

A presidente do Comitê Organizador Estadual do Jets (COE), Dhijé Duarte, afirmou que está otimista com a evolução tática e técnica dos esportistas do Tocantins. “Ano passado tivemos uma boa representação na etapa nacional, participamos das disputas finais em quatro modalidades esportivas”, concluiu.

Durante a etapa regional são disputadas as modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol e basquetebol) e individuais (atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia para participantes na categoria de 15 a 17 anos) e acontece até o dia 22 de agosto, na DRE de Palmas.

Já a etapa estadual, que reúne os primeiros colocados da fase regional dos Jogos, está prevista para ser disputada em Palmas, entre os dias 19 e 28 de junho – para a categoria 12 a 14 anos e de 25 de setembro a 4 de outubro para a faixa etária de 15 a 17 anos.

Para consultar o regulamento dos Jets, os interessados podem acessar através do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), organizadora dos Jogos.

Parajets

O Jogos Estaduais Paradesportivos do Tocantins (Parajets) estão em sua segunda edição e acontecem simultaneamente aos Jets. Os Parajets têm como finalidade promover o esporte escolar adaptado para alunos com deficiência física, visual e intelectual da rede pública no estado. Diferente dos Jets, nos Parajets os participantes se dividem em três categorias: Categoria A (de 12 a 13 anos), Categoria B ( 14 a 17 anos) e Categoria C (18 a 21 anos). Os Jogos Paradesportivos possuem apenas duas etapas de realização Regional e Estadual.