Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

No segundo dia da Agrotins Brasil 2015, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), promove atividades direcionadas ao fomento da Cadeia Produtiva de Grãos. Para essa edição foi organizada uma série de atividades, tais como palestras, reuniões, demonstrações práticas, treinamentos, cursos e eventos externos. O evento que teve início na manhã desta terça-feira, 5, prossegue até sábado ,9, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A produção de grãos no Tocantins teve, na última década, um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção, o que evidencia o avanço tecnológico nas propriedades tocantinenses. O gerente de políticas para a Agricultura da Seagro, José Américo ressalta a importância das palestras e atividades práticas que acontecem na Agrotins, que vão trazer mais conhecimento para os produtores rurais. “A Agrotins sempre foi um evento para se levar as políticas e inovações tecnológicas aos agricultores familiares, e essa é a hora de fomentar a produção de grãos no Tocantins”, argumenta.

José Américo destaca ainda as reuniões que acontecem nesta quarta-feira, 7, sobre a Cadeia Produtiva do Arroz no Estado do Tocantins. De acordo com o gerente, a Embrapa vem desenvolvendo variedades de sementes adaptadas ao solo e clima do Tocantins. “Atualmente os produtores de arroz do Tocantins plantam sementes oriundas de outros estados que resultam em uma produtividade que pode ser melhorada por não serem adaptadas às nossas condições climáticas”, explica o gerente, e complementa: “ O objetivo da reunião é divulgar e multiplicar as sementes desenvolvidas pela Embrapa para fomentar o plantio comercial de sementes no Tocantins”.

Durante toda a realização da feira, outras atividades serão realizadas com foco na produção vegetal. Confira abaixo:

Programação

Dia 6 - Palestras

Acontecem as palestras sobre: Adequação da propriedade rural ao novo código florestal/12 651/2012; Principais gargalos da produção de eucalipto no Tocantins; Influências das mudanças climáticas globais na cultura do abacaxi; Cultivo do maracujá; Cenários e perspectivas do mercado de soja no Brasil; Potencialidade da produção de grãos no Estado do Tocantins.

Dia 07 - Cursos, reuniões, palestra e treinamento

Neste dia, vão acontecer cursos, promovidos pela Seagro, sobre: Produção integrada de abacaxi e banana; Produção integrada agropecuária: diretrizes e fundamentos; Boas práticas agrícolas na produção integrada de banana; Manejo da irrigação nas culturas de abacaxi e da banana.

Acontecem ainda duas reuniões técnicas e uma palestra. As reuniões são para explicar sobre o Projeto Reniva Tocantins e para fomentar a Cadeia Produtiva do Arroz no Estado do Tocantins.  Acontece também uma palestra com o tema “Girassol como opção de sucessão à soja”, e no Pavilhão Institucional, terá um treinamento, para produtores, com um simulador de colheita florestal.

Dia 08 - Palestras e treinamento

Ocorrem as palestras sobre: Agricultura de precisão; Uso de drones na agricultura; FNO Biodiversidade; Mecanização Florestal: Colheita Florestal; Agrometeorologia no Tocantins. Acontece também uma reunião técnica para fomentar a cadeia produtiva do arroz no Tocantins e novamente, o treinamento com o simulador de colheita florestal. Dessa vez, terá também uma demonstração do processo de sangria e enxertia em seringueiras, no Jardim Clonal de Seringueira do Grupo Polifer.

E finalmente, no sábado, 9, acontece outra reunião técnica pra esclarecer sobre o Projeto Reniva Tocantins.