Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante audiências em órgãos federais e participação em um evento importante do empresariado do Brasil e representantes do exterior, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, apresentou o projeto da ZEN (Zona Especial de Negócios) da cidade, área que se transformará em breve no maior parque industrial da América Latina.

Com 11 milhões de metros quadrados, a ZEN, em Porto, está localizada ao pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul e abrigará empresas dos mais diversos ramos de atividade, a maioria ligada o agronegócio.

Uma das audiências do prefeito de Porto foi com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, senadora licenciada pelo Tocantins. "Ela garantiu apoio à ZEN e o ministério estará de portas abertas para colaborar com a conclusão deste que é o maior projeto de industrialização do Estado, que vai mudar o perfil do Tocantins pela iniciativa privada, gerando emprego e renda para a nossa população", disse o prefeito.

Mais cedo, o prefeito se encontrou com Kees Rade, embaixador da Holanda no Brasil, e empresários ingleses e também da Holanda. O embaixador acompanhou o prefeito de Porto na reunião técnica para implantação da ZEN na cidade. O evento reuniu no Hotel JK Plaza empresários do Brasil, Inglaterra e da Holanda.

Além de empresários, a reunião teve ainda a participação do secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Ivan Ramalho, o secretário de Estado do Tocantins, Eudoro Pedrosa, o superintendente do Sebrae no Tocantins, Omar Hennemann, além dos empresários Carlos Favoreto (ECP Rio) e Alberto Takamura (JE Metais). Participaram ainda os secretários de Porto Nacional: Luso Guimarães (Indústria e Comércio), Marcelo Maia (Habitação e Meio Ambiente) e o diretor de relações institucionais e empresariais Célio Cesar Ramos.

Na oportunidade, Otoniel anunciou a concessão de certidão de uso do solo para dar início a área ao maior parque industrial da América Latina. A empresa agraciada com a autorização é a JE Metais Ltda, que trabalhará com sucatas metálicas. A ZEN é feitas pela JE Investimentos e terá, além de toda infraestrutura, condições da empresa tratar redsíduos sólidos, porto seco, entre outros benefícios ao empresário, sempre com atenção à sustentabilidade, em respeito ao meio ambiente.

Para o prefeito Otoniel Andrade, a ZEN transformará Porto e o Tocantins. "Porto Nacional é a entrada para o desenvolvimento do interior do Brasil. São grandes empresas que se instalarão no local, com profissionais capacitados e veremos uma evolução na economia do Estado e do norte do País, com melhoria considerável na renda do trabalhador", finalizou.