Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será realizada em Palmas na próxima segunda-feira, 11, uma audiência pública para discutir os temas abordados pelas PECs 344/13, 352/13 entre outras. A ação é uma iniciativa da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal. O evento inicia às 9h da manhã, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins.

A audiência foi solicitada pela presidente da FUG no Tocantins, deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO), com o objetivo de aproximar a população tocantinense do debate sobre as mudanças nas regras eleitorais. “É importante a comunidade participar para entender o que está acontecendo e tomar conhecimento dos temas que podem mudar todo sistema eleitoral”, frisou. 

Josi destaca ainda que a comunidade poderá participar fazendo perguntas e questionamentos sobre a Reforma Política. “A troca de ideias com os membros do parlamento tocantinense e com os deputados federais, pode contribuir muito com as decisões que serão tomadas”, afirmou. “Estes são os grandes pontos positivos, o diálogo e a informação em relação ao processo eleitoral” concluiu. 

Temas

Dentre os principais temas debatidos na Câmara, estão o financiamento de campanha, sistema eleitoral, coincidência de eleições, fim da reeleição, duração de mandatos, suplência de senador, voto facultativo, cláusula de desempenho, coligações proporcionais, federações partidárias, prazo de filiação para disputa, “janela de filiação”, participação da mulher, marketing político e acomodação de forças políticas.

Presenças

Participarão da audiência pública sobre a Reforma Política o relator da matéria, deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI) e o também deputado federal Rubens Otoni (PT/GO).