Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Marcelo Miranda recebeu em seu gabinete, no Palácio Araguaia, na tarde desta quarta-feira, 06, 57 prefeitos de várias regiões do Estado liderados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda. Inicialmente, a pauta era o ICMS Ecológico aos 139 municípios, mas o encontro resultou em um amplo debate sobre diversas demandas das cidades.

“Fazemos parte de um mesmo objetivo, independentemente de cor partidária. Minha equipe está à disposição; e quanto a essas demandas, nós iremos continuar dialogando para que possamos alcançar êxito. Tenham em mim um parceiro que quer ver o franco desenvolvimento do Estado”, ressaltou o governador.

A receptividade do governador foi elogiada pelo presidente da ATM, João Emídio. “O governador já provou, inclusive em outros mandatos, que tem uma postura municipalista. Nós da ATM acreditamos que o Tocantins se desenvolve mediante a parceria do Executivo Estadual com as prefeituras de todo o Estado. Nossa pauta principal foi discutir o ICMS Ecológico, mas aproveitamos a presença do Governador para apresentar outras demandas que serão acompanhadas daqui para frente pela ATM junto ao Palácio Araguaia”, destacou o presidente.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, é fundamental o trabalho em conjunto dos governos estadual e municipais. “É justamente isso que esperamos: que haja essa interação institucional para que possamos discutir problemas que são comuns e que afligem o Estado e os municípios. Agradecemos imensamente a disponibilidade do governador por nos dar a oportunidade de trazer demandas que são urgentes e importantes.”

ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é um recurso destinado aos municípios que desenvolvem políticas públicas voltadas para preservação e conservação do meio ambiente. As alterações nos critérios de distribuição do imposto, ocasionadas pela Lei 2.933, de 04 de dezembro de 2014, acarretou na redução de repasses do recurso para 128 municípios tocantinenses.

As alterações levaram descontentamento a maioria dos prefeitos. “Somente em meu município houve uma redução de R$ 1 milhão e 600 mil no exercício anterior. Isso se torna um desestímulo para que possamos desenvolver políticas de preservação do meio ambiente”, frisou o prefeito de São Felix do Tocantins, Marlen Ribeiro. O município faz parte do Parque Estadual do Jalapão e desenvolve diversas ações de preservação do meio ambiente.

Por outro lado, 11 municípios tocantinenses tiveram repasses maiores com a publicação da Lei, que passou a observar os municípios que possui em seus territórios comunidades indígena. “Nós reconhecemos a reinvidicação dos prefeitos, mas ressaltamos as inúmeras dificuldades que temos para atender a população indígena. Se faz necessário uma discussão da Lei que atenda ao interesse de todos”, pontuou o prefeito de Tocantínia, Muniz Araújo.

Por determinação do governador Marcelo Miranda, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa, de modo que todos sejam beneficiados como era anteriormente.

Assembleia

Presente na reunião, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Mourão, reforçou a importância de se readequar a lei. “O que precisamos agora é restabelecer como a lei previa a distribuição, sem nenhum prejuízo aos municípios que contemplem os povos indígenas e trabalhar, também, a participação da bancada federal, com emendas orçamentarias, para atender esses municípios que precisam de um suporte maior para dar apoio às comunidades indígenas. Creio que essa é a melhor forma de sairmos desse impasse.”

Demandas

O presidente da ATM, João Emídio, apresentou ainda ao Governador Marcelo Miranda, algumas demandas de interesse dos municípios, como: a negociação da divida da saúde do Estado com os Municípios, estimada em cerca de 30 milhões; a continuidade do programa de recapeamento das ruas e avenidas das cidades tocantinenses, iniciado no ano anterior e também do Programa de Desenvolvimento Integrado Sustentável (PDRIS); auxilio no custeio das máquinas doadas pelo Governo Federal e atendimento prioritário aos prefeitos nas secretarias Estaduais.

Presenças

O encontro também contou com a presença dos secretários da Casa Civil, Télio Leão Ayres; Geral de Governo, Herbert Brito; procurador-Geral do Estado, Sérgio do Vale; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Carrera; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedrosa; Extraordinário para Assuntos Parlamentares, Pádua Marqus; presidente do Naturatins, Ricardo Fava; e dos deputados estaduais Ricardo Ayres e Amélio Cayres, além de secretários municipais. (Matéria atualizada às 10h19min)