Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabricio Soveral

“Manejos de Plantas Daninhas em Sistemas de Cultivo Familiar e de Baixo Investimento” foi o tema da palestra da pesquisadora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), professora Eliane Archangelo, na manhã dessa quarta-feira, 6, na Clínica Sebrae, na programação da Agrotins 2015. Estudantes e produtores prestigiaram a palestra.

A pesquisadora explicou que o controle químico é muito utilizado, e que é preciso que seja bem estudado. “A pessoa que for trabalhar com esse controle precisa ser capacitada, para que possa recomendar a dose certa, o herbicida apropriado para o tipo da cultura. Dependendo da recomendação, se for elevada, por exemplo, têm-se perdas no solo, contaminando o ambiente, ou perde-se a própria lavoura, pois a cultura pode se tornar tóxica”.

Sobre o manejo cultural, a pesquisadora esclareceu que é necessário dar condições para que a cultura desenvolva rapidamente e que fique mais sadia. Destacando, também, que o produtor precisa observar o período crítico de competição das plantas daninhas, pois é um período em que estas devem ser removidas. Se a cultura desenvolver bem antes das daninhas, a própria sombra da planta pode sufocar a planta indesejada.

Durante a palestra a pesquisadora explanou sobre a época certa para o plantio, a profundidade adequada, o espaçamento, a variedade adaptada ao agroecossistema da região. A pesquisadora vem desenvolvendo projetos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) trabalhando com consórcios de mandioca com outras culturas, principalmente na agricultura familiar.

Para Isabel Lima Macedo, estudante do curso Técnico em Agropecuária, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Dianópolis), a palestra e o contato com pesquisadores e acadêmicos tem sido de grande valia. “Eu gostei muito da palestra. Eu estudo Agropecuária e pretendo me formar em Agronomia. Aprendi coisas novas sobre culturas em consórcio. E isso é mesmo muito importante pra mim”.