Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

Os visitantes e produtores interessados em conhecer as práticas de produção de mel de abelha sem ferrão tem programação especial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins Brasil 2015.  Uma equipe de técnicos da Secretaria da Agricultura de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) estão com estande mostrando a parte teórica e práticas da produção de mel. 

No estande, os técnicos ensinam passo a passo as práticas e importância do manejo correto na produção do mel. Segundo o técnico agrícola do Ruraltins, Vandro Cruz, a criação de abelha sem ferrão é viável, prático e simples. “A abelha sem ferrão pode ser criada no quintal, na varanda e em chácara, possibilitando, assim, a produção de mel caseiro e fácil de manejar”, ressaltou.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, essa é uma ação para impulsionar a produção e o consumo de mel no Estado. “Estamos aqui na Agrotins 2015, justamente para mostrar os visitantes e produtores à possibilidade de produzir o mel. Os participantes passam por aula prática e, em seguida a teórica, mostrando os caminhos da produção do mel”, enfatizou.

Visitante

A dona de casa Carmelinda Batista, participou da oficina e disse que está interessada em criar a abelha sem ferrão para produzir mel em sua chácara, no município de Palmas. “Estou pensando em criar essa abelha, quero iniciar com duas colmeias e quem sabe futuramente expandir essa criação”, completou.

Evolução

Um exemplo de sucesso de crescimento produtivo é o produtor de mel de Nova Olinda, Magno Freire. Ele iniciou a criação de abelha há 20 anos com cinco colmeias, atualmente na sua propriedade existem 200 de abelha com ferrão e 50 sem ferrão, com uma produção de seis toneladas de mel ao ano. “A milha intenção é expandir e chegar a 400 colmeias, e nesta próxima safra quero chegar a oito toneladas”, complementou. 

Realização

A Agrotins Brasil iniciada na última terça-feira, 5, encerra neste sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas. É promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.