Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) revelou ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 11, interesse no andamento do concurso da Polícia Civil no Estado. De acordo com a SSP, tudo depende do prévio equilíbrio econômico - financeiro por qual passa o Tocantins no início de gestão. “A SSP reitera o interesse no andamento do certame, com a realização dos respectivos cursos de formação profissional e posterior nomeação e posse dos aprovados. Entretanto ressalva que tal providência está a depender do prévio equilíbrio econômico-financeiro pelo qual passa o Estado do Tocantins nesse início de gestão”, revelou a assessoria de imprensa da pasta. 

Recentemente aumentaram as queixas por causa da crescente violência no Tocantins. Um dos motivos para o aumento da criminalidade seria o deficit de delegados de Polícia Civil e o andamento do concurso é importante para que seja sanado o problema. A SSP informou ao Conexão Tocantins que no Estado existem 129 delegados de Polícia Civil em atuação sendo que desses, 30 estão lotados em delegacias circunscricionais e especializadas estaduais e plantões da Capital, além dos que desempenham atividades de direção administrativa na SSP. 

Concurso da Polícia Civil 

O certame está em andamento desde fevereiro do ano passado quando o edital foi publicado. Os que realizaram o certame e conseguiram avançar todas as etapas até então se dizem apreensivos e aguardam o curso de formação. 

Ao todo, foram disponibilizadas 515 vagas para provimento imediato e cadastro de reservas da Policia Civil. Das 397 vagas previstas para provimento imediato, 97 são para delegado, 38 para agente, 162 para escrivão, 20 para auxiliar de autópsia, 10 para papiloscopista, 10 para médico legista e 60 para perito criminal.