Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Começa nesta terça-feira, 12, a Audiência Pública Estadual para aprovar o Plano Estadual da Educação (PEE), que traz as diretrizes do setor para os próximos 10 anos. A audiência acontece até a próxima quinta-feira, em Palmas, com abertura oficial nesta terça-feira, às 19h30, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento deve reunir cerca de 400 educadores de todo o Estado e contará com a presença do secretário Adão Francisco de Oliveira.

Alunos da Escola Estadual Santa Fé e do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) serão responsáveis para fazer apresentações artísticas na abertura do evento. Em seguida, haverá uma palestra denominada “Regime de colaboração a partir da responsabilidade com a educação pública de qualidade social”, ministrada por Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho.

Os delegados escolhidos durante as audiências públicas realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Educação irão discutir e aprovar o documento do PEE que trata de sete eixos principais, sendo que o primeiro e o segundo traçam as metas e diretrizes para a educação básica; o terceiro trata da diversidade contemplando a educação do campo, educação de jovens e adultos, indígena, educação prisional, educação ambiental e educação em direitos humanos.

O quarto eixo versa sobre a educação profissional, superior e tecnológica; o eixo quinto sobre a formação, valorização e carreira; o sexto sobre gestão democrática e qualidade da educação e sétimo eixo sobre financiamento da educação.

Dentre as metas do PEE estão: a de oferecer no mínimo 25% das matrículas na educação de jovens e adultos na forma integrada a educação profissional; elevar a escolarização das pessoas com idade entre 18 a 29 anos, que residem no campo, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudos. (Ascom Seduc)