Cultura

Foto: Divulgação

 Durante reunião realizada para apresentação a equipe técnica da Secretaria da Cultura (Secult), em Palmas, o secretário da Cultura, Melck Aquino, apresentou por determinação do governador Marcelo Miranda, o cronograma de pagamento dos editais do Fundo Estadual de Cultura (Procultura) de 2013.

O secretário afirmou que os editais de 2013 começam a ser pagos efetivamente no dia 20 de junho e será realizado entre quatro e sete vezes, de acordo com o cronograma elaborado. “Mesmo com todas as dificuldades financeiras que passa hoje o Estado, o governador Marcelo Miranda foi enfático em nos determinar que buscássemos a solução para o pagamento dos editais de 2013, pra que não continuássemos punindo artistas, produtores e empreendedores culturais que fizeram a sua parte. Hoje logo cedo, pude discutir o assunto com os secretários David Torres, do Planejamento, e Paulo Afonso, da Fazenda, e contas feitas conseguimos chegar a um cronograma de pagamento”, declarou.

O cronograma de pagamento contempla ao todo 110 projetos que foram habilitados pelo Ministério Público do Estado a receber as premiações oriundas do fundo. Os contemplados irão receber a primeira parcela do edital, referente a 70% do valor do premio em até sete vezes, já o pagamento da segunda parcela (30%) será realizado em 2016.

Os editais de cultura foram lançados no final do ano de 2013, pelo então governador Siqueira Campos, no entanto sua homologação só aconteceu em junho de 2014 por Sandoval Cardoso que não realizou o pagamento dos editais.

Para acessar o cronograma na íntegra, clique aqui.

Equipe

Os nomes dos componentes da equipe técnica da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) foram apresentados nesta terça-feira, 12, pelo secretário da Cultura, Melck Aquino, o anúncio aconteceu no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes e contou com a participação de diversos representantes do cenário cultural do Tocantins.

Ao todo 13 integrantes da estrutura da Secult foram apresentados pelo secretário que ressaltou o processo de renovação da Pasta. "A Secult está passando por um processo de renovação. Montamos uma equipe enxuta, de gente oriunda das mais diferentes áreas e em sua maioria com militância na ponta do fazer arte, no envolvimento com as culturas populares e com a temática do patrimônio”, declarou.

O secretário ainda apontou que a metodologia construída para essa nova etapa da Cultura no Tocantins terá um novo aspecto. “Esperamos oxigenar o setor da Cultura do Tocantins, sem desprezar tudo que foi feito até aqui, mas implementando uma nova metodologia de trabalho", concluiu.

Durante a reunião, os agentes culturais do Tocantins puderam fazer uso da palavra a fim de se posicionar sobre os apontamentos do novo secretário, onde se manifestaram de maneira unanime como contemplados com a composição da nova equipe de trabalho Secult.

O artista tocantinense Wertemberg Nunes, lembrou que o processo de reconstrução da Pasta da Cultura no Tocantins já foi anunciado diversas vezes, mas afirmou que com a equipe formada pelo governador Marcelo Miranda, ela está sendo de fato instituída no Estado.

Já o ator e realizador cultural Nival Correia, disse que se sentiu contemplado ao ver pessoas que de fato investem em cultura no Tocantins, fazendo parte dessa nova equipe. “Estamos acreditando que agora vamos ter de fato políticas públicas estaduais voltadas para a cultura, visando principalmente a implantação do Sistema Estadual de Cultura”, ressaltou.

O secretário também abordou temas pertinentes à classe, como o pagamento dos editais Procultura 2013, a reabertura da Biblioteca Darcy Cardeal e da Galeria Mauro Cunha que devem estar em funcionamento no segundo semestre de 2015.

A equipe:

Secretário: Melck  Aquino

Subsecretário: André Araújo

Superintendente de Desenvolvimento da Cultura: Sabrina Fittipaldi

Secretária Geral do Gabinete: Janete Schier

Assessoria Técnica e Planejamento: Luara Aquino

Diretor de Patrimônio Histórico e Artístico: Wolfgang Teske

Gerente de Patrimônio Material e Imaterial da Cultura: Muriel Avelino

Gerente das Unidades Culturais: Valéria Oliveira

Diretora de Ação Cultural: Alline Alves

Gerente de Formação Artística: Nacha Moretto

Gerente de Incentivo e Difusão Cultural: PiettroLamounier

Gerente de Eventos Culturais: André Donzelli (Porkão)

Gerente de Execução Orçamentária, Financeira e Contábil: Patrícia Nepomuceno

Gerente de Apoio Administrativo: Célio Humberto

Assessoria Jurídico: Kerley Câmara

A estrutura conta ainda com nove cargos para Supervisão Regional de Cultura.

Por: Redação

Tags: Melck Aquino, Secretaria da Cultura