Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (14), em Paraíso do Tocantins, a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”. O evento da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizado no auditório do Palácio da Cultura Cora Coralina e reuniu representantes de todos os Sistemas de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Município.

A secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, participou do lançamento representando o governador Marcelo Miranda.  O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Durante o pronunciamento de abertura, a secretária de Assistência Social do município de Paraíso, Ana Paola Oliveira, destacou a importância da campanha “18 de maio”.  “Essa mobilização foi pensada numa ação conjunta e visa sensibilizar toda a cidade e, principalmente, mostrar a importância de denunciar casos de violência desse tipo, unindo forças, faremos à diferença na vida dessas crianças e adolescentes que estão sendo violentadas com este mal”, frisou.

A secretária da Setas, Patrícia Amaral destacou a importância da ação. “Temos que incentivar a campanha, formar multiplicadores desta ação para que através dela possamos alertar e convocar a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, que é tão comum acontecer e ninguém está livre de ser atingido por essa situação”, argumentou.

A campanha, de acordo com o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, pretende conscientizar e mobilizar a sociedade em geral deste grave problema. “Queremos que a sociedade denuncie os agressores. Não tenham vergonha de denunciar esse crime, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem à rede de proteção, e faça sua denuncia, não tenham medo de falar sobre o assunto”, orientou.

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo, na Delegacia, pelo 190 e no Disque Denúncia Nacional – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade

18 de maio

Em 2000, 0 dia 18 de maio, foi instituído pela lei federal 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o caso da menina Araceli, de 8anos de idade, foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória (ES). (Ascom Setas)