Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda (PMDB), acompanhado da vice-governadora Cláudia Lelis (PV), lançou na tarde desta terça-feira, 19, o projeto “Bombeiros em Ação”. A intenção é levar ações preventivas de segurança que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Para o governador, o projeto vem ao encontro da proposta da atual gestão, que é estar mais perto da população. “Esse projeto vem em um momento oportuno. É compromisso do nosso governo ter políticas públicas à altura da nossa sociedade. Ações que beneficiem os cidadãos de forma efetiva, que aproximam os profissionais das necessidades do povo”, ressaltou Marcelo Miranda.

“Queremos colocar os bombeiros mais próximos da sociedade, fazendo ações preventivas, ações sociais, de conscientização”, reforçou o comandante do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Dodsley Yuri Tenório Vargas.

Projeto

Segundo o coordenador do “Bombeiros em Ação”, subtenente César Augusto, a princípio o projeto atenderá crianças da Capital, com atividades semanais nas escolas. Entre os assuntos a serem debatidos, estão noções de combate a incêndio, primeiros socorros, ações contra incêndio e pânico, noções de direito civil, além de palestras com os pais sobre acidentes domésticos. “Isso vai ser passado de forma contundente. O projeto nasceu para integrar a estratégia de força e segurança pública do Estado na prevenção à desordem social”, destacou o coordenador do projeto, ao acrescentar que serão utilizadas como ferramentas palestras, orientações técnicas, ações preventivas, atividades lúdicas e teatro. “Isso é ação próxima da comunidade. Precisamos ser proativos. Tão importante quanto salvar vidas é mantê-las a salvo.”

Distec

Na ocasião, o governador Marcelo Miranda entregou a reforma e a ampliação da Diretoria de Serviços Técnicos (Distec), um investimento de R$ 240 mil. O local é responsável pela análise de projetos, realização de vistorias em prédios, construções e em locais de evento. “É um local que visa melhorar a qualidade do nosso serviço e de oferecer maior segurança à sociedade”, reforçou o comandante do Corpo de Bombeiros.

Academia

Como política de manutenção da saúde dos bombeiros, também foi entregue uma academia. O espaço, com 100 m², conta com modernos equipamentos, para ajudar na manutenção do condicionamento físico dos militares, conforme destacou a capitã Aline Mendes. “É muito importante cuidar do nosso físico, principalmente quando esse acompanhamento é feito com profissionais que conhecem e direcionam os exercícios para os bombeiros. Um treinamento físico diferenciado e próprio para o salvamento de vidas engrandece a nossa atuação e todos os bombeiros têm a possibilidade de se preparar de forma igual. É um grande ganho para nós”, afirmou.

Montada a partir de uma parceria do Governo do Estado com a Infraero, Fundação Pró-Tocantins e doações de colaboradores, foram investidos R$ 130 mil na academia.